Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

No Circuito Caixa Loterias, em Recife, recordista mundial retorna às pistas quatro meses após lesão que o tirou do Mundial de Atletismo

Petrucio (esquerda) venceu com facilidade.

O velocista Petrucio Ferreira, classe T47 (amputação abaixo do cotovelo), foi o grande destaque do segundo dia de competições do Circuito Caixa Loterias de atletismo, halterofilismo e natação – etapa Norte/Nordeste, em Recife. As provas das três modalidades estão sendo disputadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Depois de ficar quatro meses afastado das pistas, Petrucio fez a marca de 11s26 nos 100m e saiu satisfeito com o resultado. “Estou bastante feliz. Hoje, fiz uma boa prova e, graças a Deus, sem sentir nada. Vim para esta competição preparado para mostrar que estou pronto para representar o Brasil”, conta.

Ainda ofegante após competir, o paraibano afirmou que a ansiedade é inevitável, mas ele garante que lida bem. “Isso me dá um gás a mais, principalmente contando com o apoio da torcida do pessoal de casa para competir nos Jogos Rio 2016”, explicou o medalhista de ouro nos 100m e 200m nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.

O velocista voltou à pista durante a tarde para a disputa dos 200m. A prova é a principal de Petrucio, que também detém o recorde mundial da distância da classe T47. No Circuito, não teve dificuldades e completou a corrida em 23s para ficar com a medalha de ouro.

Natação
Na piscina do Centro, a comemoração de um jovem nadador chamou atenção durante a manhã. Depois de garantir o índice nos 100m peito da classe SB14, André Bento, de 19 anos, teve pouco tempo para se recuperar para os 200m livre, prova no qual também alcançou a marca mínima para as nacionais. Com duas medalhas de ouro até aquele momento, André avisou: “Meu pai vai chorar assim que eu ligar para ele”.

O nadador contou que a mãe era a que mais o apoiava nas competições, mas quando ela faleceu, o pai passou a seguir a carreira dele com mais atenção e gostou do desempenho dele. “Ele não via muito porque achou que era mais por diversão. Hoje ele vê que está dando resultado e chora toda vez que eu ganho alguma coisa”, explicou.

Halterofilismo
No ginásio, o segundo dia de competição no halterofilismo começou com duas categorias masculinas. Na divisão até 72kg, o campeão foi João Batista, com 150kg na barra. Completaram o pódio Raimundo de Oliveira, com 135kg, e Carlos Cézar Santos, com 110kg.

Pouco tempo depois, na disputa entre atletas com até 80kg, Ailton Souza levantou 160kg para ficar com a medalha de ouro. Marcelo Bezerra ficou com a prata ao alcançar 132kg, e o bronze foi para Dario da Silva, com 125kg.

Durante a tarde, foi a vez dos atletas mais pesados da modalidade entrarem em cena para a última sessão de competições deste Circuito. Na divisão unificada com atletas com até 88kg e até 97kg, o título de campeão da etapa de Recife foi Rodrigo Marques, com 176kg erguidos. Em segundo lugar ficou Mateus de Assis, com 161kg, deixando Denilson de Souza em terceiro, com 155kg.

Entre os competidores com até 107kg e acima de 107kg, a medalha foi definida no Coeficiente AH, método que leva em consideração o peso corporal do atleta em relação ao que ele levantou. Desta forma, o campeão foi José Ricardo Silva, que chegou a 155kg e somou 124,31 pontos na escala. O medalhista de prata foi Vitor da Silva, com 135kg e 112 pontos no Coeficiente. Completou o pódio Maikon Pessoa, com 141kg e 106,09 pontos na escala.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.

As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio da Caixa Loterias.

Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa Norte/Nordeste
Local: Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife
Data: de 4 a 6 de março
Horário: Sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 12h

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery