Os Mundiais de Halterofilismo e Natação contarão com presença maciça de brasileiros. As delegações das duas modalidades juntas somam 34 atletas, sendo 17 para cada disciplina. Eles representarão 16 Estados do país nas arenas da Cidade do México, a partir de 2 de dezembro. Nos halteres, o evento segue até 8 de dezembro, já na piscina, se encerra um dia antes, 7.
As duas competições serão realizadas em locais históricos. O halterofilismo será no Ginásio Olímpico Juan de La Barrera, e a natação, na Piscina Olímpica Francisco Márquez – ambos receberam os Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968.
São Paulo é o Estado que mais emprestou seus talentos para a delegação verde e amarela na capital Azteca. Nove integrantes da missão brasileira no México são paulistas. Cinco dos quais competirão na natação. Destaque fica por conta do maior medalhista paralímpico da história do país, Daniel Dias, de Campinas. Ele disputará seu quinto Mundial – estreou em Durban, na África do Sul, em 2006 – e nadará sete provas (quatro individuais e três revezamentos).
Rio Grande do Norte e Minas Gerais empatam em número de representantes no México, com quatro para cada Estado. Os mineiros mostram força, literalmente, no halterofilismo, com três atletas. Mateus de Assis, 20 anos, é um dos integrantes da equipe, e disputará tanto o título de juniores como o adulto.
O Mundial de Halterofilismo, é importante destacar, será dividido em dois. Em 2 de dezembro, ocorre a disputa entre juniores. Ao fim dela, inicia-se a competição adulta, na qual os mais jovens também podem participar. O mineiro Mateus, de Uberlândia, entra como um dos favoritos nos juniores na categoria até 97 quilos.
Já o Rio Grande do Norte tem dois representantes nos halteres e dois na piscina. Joana Neves, 30, chega à Piscina Olímpica Francisco Márquez com o status de campeã Mundial, em Glasgow 2015, nos 50m livre, na classe S5, prova que nada na noite do dia 5 de dezembro.
O Rio de Janeiro contribuiu com três atletas, seguido de Paraná e Pernambuco, ambos com dois. Abaixo, a lista completa dos Estados com representantes nos Mundiais do México. A conta leva em consideração o local de nascimento dos atletas e não o local onde fixaram residência ou se radicaram.
São Paulo – 9
Minas Gerais – 4
Rio Grande do Norte – 4
Rio de Janeiro – 3
Paraná – 2
Pernambuco – 2
Amazonas – 1
Bahia – 1
Ceará – 1
Goiás – 1
Pará – 1
Paraíba – 1
Rio Grande do Sul – 1
Santa Catarina – 1
Tocantins – 1
O SporTV transmitirá o Mundial de Natação. Acompanhe, ainda, a transmissão dos dois Mundiais pelo Facebook do CPB (facebook.com/comiteparalimpico) e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (@ocpboficial).
Patrocínio
A natação e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
O atleta Daniel Dias é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) nos Mundiais de Natação e Halterofilismo
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / 61 99164 4784 – disponível no WhatsApp)
Danielle Lima (danielle.lima@mediaguide.com.br / 21 99648-1024 – disponível no Whatsapp)
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br / 61 99266 2499 – disponível no WhatsApp)