Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil supera as traves e o México, faz 2 a 0 e lidera a Copa América de futebol de 5

Santiago, Chile – A Seleção Brasileira de futebol de 5 conquistou na tarde desta quarta-feira, 29, sua segunda vitória em dois jogos na Copa América IBSA 2017. Após a goleada por 9 a 0 sobre o Peru, na estreia, os comandados do técnico Fábio Vasconcelos encontraram bem mais dificuldades para derrotar o México: 2 a 0, no Estádio Municipal de Colina.

Os gols da partida foram marcados pelos alas Nonato – agora, artilheiro da equipe no torneio, com quatro – e Bill.

Beneficiado pelo empate entre argentinos e colombianos na partida anterior da tarde, os brasileiros assumiram a liderança isolada da competição, com seis pontos e 11 gols de saldo. Os dois rivais diretos pelo título estacionaram nos quatro – a Argentina leva a melhor no saldo (3 a 1) e ocupa a segunda posição na tabela.

O Brasil, que busca o hexa da América, volta a campo nesta quinta, 30, quando terá o confronto diante dos donos da casa: a partida contra o Chile está marcada para as 17h30 (de Brasília).

CONFIRA a tabela completa AQUI.

O jogo

Apostando na mesma formação titular da estreia – Luan, Damião, Cássio, Ricardinho e Nonato –, o técnico Fábio logo percebeu que o desenrolar do encontro seria totalmente diferente do jogo com os peruanos. Tanto que passou o duelo todo rodando a equipe, buscando as melhores alternativas para entrar pela defesa.

Mais eficientes do que o goleiro ou a defesa do México, porém, foram as traves. O Brasil acertou os postes do adversário em cinco ocasiões. No lance mais incrível, Nonato chutou forte no ângulo direito, a bola explodiu no alto da baliza, repicou para dentro, tocou na outra trave e saiu. A Copa América do Chile é a primeira competição oficial do futebol de 5 com as novas medidas dos gols – dos 2m x 3m de antes, as metas agora têm 2,14m x 3,66m. 

Cansados, os oponentes começaram a exagerar nas faltas, especialmente em cima de Ricardinho. Foi assim, em dois lances de bola parada, que Nonato e Bill conseguiram fazer os gols da 54ª apresentação seguida da equipe sem derrotas – a Seleção Brasileira não perde nenhum jogo desde maio de 2013.

A rodada

No primeiro duelo desta quarta, o Chile se recuperou da derrota (4 a 3) para os colombianos no dia anterior e bateu os peruanos por 3 a 0. O camisa 10 Victor Silva, que já havia marcado os três gols da sua equipe na estreia, voltou a brilhar e fez três mais uma vez. Ele é o artilheiro da Copa América até o momento, com seis gols.

Mais tarde, Argentina e Colômbia fizeram a primeira “final antecipada” da fase classificatória. Em jogo bastante pegado, os “cafeteros” conseguiram sair na frente com gol de Jhon Gonzalez, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, porém, Nicolás Véliz marcou para os “hermanos” e deixou tudo igual.

Lembrando que a competição é jogada no formato de todos contra todos, em turno único, e as duas equipes com mais pontos ao fim desses confrontos garantem vaga na final, no dia 3 de dezembro.

CONFIRA o álbum de fotos da Copa América AQUI.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery