Trinta e sete atletas, de 13 a 18 anos, de 14 Estados e do Distrito Federal, foram convocados para participar da primeira edição do Projeto Camping Escolar Paralímpico. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe os jovens talentos a partir deste domingo, 21. Eles foram selecionados pelos profissionais do Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro a partir da performance apresentada na edição do ano passado das Paralimpíadas Escolares, no final de novembro, igualmente no CT Paralímpico.
O Camping Escolar teve início neste domingo com uma cerimônia que contou com a presença do presidente do CPB, Mizael Conrado. Ex-atleta e campeão paralímpico de futebol de 5 em Atenas 2004 e Pequim 2008, ele falou aos jovens, mostrou-se satisfeito com a adesão ao Projeto Camping Escolar e desejou boa sorte aos participantes.
“Eu já estive na situação em que vocês se encontram agora, quando, aos 16 anos, lá em 1994, fui convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de futebol de 5. Disputamos a Copa América, depois eu segui carreira, com muitos sacrifícios, que vocês também vão enfrentar, mas com o diferencial que, agora, vocês podem contar com uma estrutura capaz de desenvolver os jovens talentos que eu não tive oportunidade de ter, mais de vinte anos atrás. Quando vocês levarem a bandeira brasileira ao pódio dos Jogos Paralímpicos ou Parapan ou Campeonatos Mundiais, vocês entenderão que todo esse sacrifíco vale muito a pena”, disse Mizael aos atletas.
Além de passarem duas semanas em um regime de treinamento de alta performance, os participantes do Camping terão, ainda, uma série de avaliações – hoje disponibilizadas aos nomes de ponta do esporte paralímpico nacional. Terão também palestras com profissionais de equipes multidisciplinares, além de horários de lazer pela capital paulista. O retorno para as respectivas cidades está programado para o dia 5 de fevereiro.
Dezessete competidores são do atletismo e outros 20, da natação. Estão representados nesta edição do Camping os estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.
O nadador carioca Thomaz Matera, 28, participou da cerimônia de abertura do Camping Escolar e, com a autoridade de quem sagrou-se duas vezes campeão mundial em dezembro passado, no México, deu conselho aos jovens. “Se vocês fazem as coisas da forma certa já é sempre muito difícil de alcançar os objetivos, imagina se não se dedicar e não ser disciplinado? Então, meu conselho é que aproveitem ao máximo este momento oferecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”, afirmou o atleta, que subiu seis vezes ao pódio no último mundial.
A sergipana Anny Beatriz Rocha não conseguia disfarçar a euforia por estar no seleto grupo da primeira edição do Camping Escolar Paralímpico. Ela veio de Aracaju com o intuito de aperfeiçoar a técnica nas provas de pista do atletismo na classe T54. “Estou precisando melhorar nos 100m, 200m e 400m. Nas Paralimpíadas Escolares do ano passado, fiquei com a prata nos 100m porque não consegui segurar nos metros finais. Quero aperfeiçoar minha corrida agora”, projetou a atleta, que nasceu com artrogripose que afetou o desenvolvimento dos membros inferiores e da coluna vertebral.
Atletismo
Gloria Poliana do Amaral (SP) – 17 anos
Anny Beatriz Alves da Rocha (SE) – 15 anos
Débora Oliveira Lima (AC) – 16 anos
Letícia Fernandes Custódio (SP) – 18 anos
Kellianne dos Santos (SE) – 12 anos
Adriana Camila Gonzaga Chaves (RO) – 16 anos
Josiele M. Dias (PR) – 16 anos
Maria Eduarda Santos da Silva (PB) – 17 anos
Sueli Pereira Soares (SP) – 13 anos
Daiane Arevalo Benitis (MS) – 14 anos
João Gabriel da Conceição Magalhães (RJ) – 13 anos
Ronaldo Vitório dos Santos (SE) – 17 anos
Gabriel Ferreira da Silva (PB) – 13 anos
Pablo F. Furlan (SP) – 17 anos
Crystoffer Patrick Vaz Firmino (SP) – 17 anos
Geissuan Gabriel Simão (RN) – 16 anos
Thiago Alves de Oliveira Santos (SE) – 17 anos
Natação
Gabriel Alves Barradas (DF) – 15 anos
Laís de Jesus Amorim (ES) – 17 anos
Leda Maria Silva Sampaio Barbosa (SE) – 13 anos
Lucas Roberto Ferreira de Oliveira (RJ) – 17 anos
Claudio Irineu da Silva Junior (DF) – 17 anos
Stephany Nobre Rodrigues (ES) – 18 anos
Alexandre Donizete Ribeiro Martins (SP) – 14 anos
Rayssa Amanuele Galina Guimarães (SP) – 12 anos
Gabriel Luan da Silva Nascimento (SP) – 15 anos
Marcus Willian das Graças Leite (MG) – 14 anos
Isaac Lorenzo de Jesus (SC) – 14 anos
Isabelle Garcia Velasque (SC) – 14 anos
Fabio Luiz de Lima (MG) – 16 anos
Andressa Pinheiro (PA) – 14 anos
Lucilene da Silva Sousa (PA) – 17 anos
Elcio Cunha Pimenta Junior (DF) – 14 anos
Thacrys Gustavo Cussolin Batista (PR) – 17 anos
Laura Pestes Rodrigues (PR) – 15 anos
Larissa Guimarães (RS) – 13 anos
Catarina Martins Machado (SC) – 13 anos
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)