O Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio do seu Departamento Técnico, divulgou nesta segunda-feira, 22, o regulamento da edição 2018 do Circuito Loterias Caixa. O principal evento do esporte paralímpico brasileiro contará com novidades nesta temporada. A principal delas é a incorporação oficial da esgrima em cadeira de rodas ao Circuito, cuja primeira etapa ocorrerá de 23 a 25 de fevereiro, com a regional São Paulo, no CT Paralímpico (o calendário completo pode ser conferido no regulamento-geral).
O Circuito também passará a ter apenas duas fases nacionais – a correspondente à terceira será um Campeonato Brasileiro de cada uma das modalidades (atletismo, halterofilismo e natação). As nacionais de cada esporte também serão realizadas em fins de semana diferentes. A mudança foi realizada para que atletas dos três esportes possam utilizar o residencial do Centro de Treinamento Paralímpico. Confira abaixo o regulamento-geral e específico de cada um dos esportes.
Regulamento-geral – Circuito Loterias Caixa 2018
Medidas para o estímulo à participação de atletas de classes baixas de atletismo (T31, T32, T51 e T52) e natação (S1, S2, S3 e S11) também foram incluídas no regulamento. A maior delas é o fornecimento de hospedagem, alimentação e transporte (HAT) a estes atletas nas etapas regionais do circuito.
Para incrementar também a presença de mulheres, também está prevista no regulamento uma bonificação de 25% da pontuação a atletas femininas de até 23 anos. No caso dos homens, esta regra valerá para competidores de até 23 anos.
Por fim, houve ainda mudanças nas exigências para os responsáveis técnicos de cada equipe. Nas fases regionais, os profissionais terão de portar habilitação técnica de nível I, enquanto a certificação exigida para as competições nacionais será de nível II.
Associações, atletas e clubes podem encaminhar suas dúvidas ao e-mail circuito@cpb.org.br.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)