O gaúcho Jovane Guissone começou bem a disputa da Copa do Mundo de Eger (HUN) de Esgrima em Cadeira de Rodas. Nesta sexta-feira, 16, ele abriu o evento com uma medalha de bronze no florete B – classe para esgrimistas com menor mobilidade de tronco e equilíbrio. A competição se estenderá até domingo, 18.
Jovane avançou à fase eliminatória da competição com quatro vitórias em seis combates. Nas oitavas de final, superou o francês Maxime Valet por 15 a 14. Com moral após a vitória apertada, Jovane bateu o ucraniano Oleg Naumenko por 15 a 11 nas quartas. Na semifinal, outro ucraniano no caminho: desta vez, Anton Datsko levou a melhor e o superou por 15 a 8. O atleta de 34 anos garantiu assim o bronze. O título ficou com o russo Albert Kamalov, enquanto Datsko foi medalhista de prata.
Vale ressaltar que o florete não é a arma principal de Jovane. Nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, sagrou-se campeão da espada B – evento que disputará neste sábado, 17, na Hungria.
Além de Jovane, competiu nesta sexta-feira Alex Souza. O paulista disputou o florete A e ficou com a 28ª posição, ao não passar da fase de classificação.
Esta é a primeira de uma série de eventos que estão marcados para a esgrima em cadeira de rodas em 2018. Somente neste ano, acontecerão seis Copas do Mundo. Logo após a de Eger, acontecerá a de Pisa, na Itália, de 9 a 11 de março. De 27 a 29 de abril, Montreal, no Canadá será o palco, seguido por Varsóvia, na Polônia, de 5 a 9 de junho. Já no segundo semestre, de 8 a 11 de novembro, o circuito ocorrerá em Tbilisi, na Geórgia, e por último, em Kyoto, no Japão, de 13 a 16 de dezembro.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)