Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista da bocha no Rio 2016 volta ao CT com novo técnico e mira o Mundial

Entre os 15 atletas da Seleção Brasileira de bocha que estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o domingo, 25, para a primeira fase de treinamento da temporada 2018, está o medalhista paralímpico Antônio Leme, mais conhecido como Tó. Em fevereiro, Fernando Leme, irmão e ex-calheiro do atleta, faleceu devido a um infarto. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, os irmãos Leme comoveram a todos ao rolarem no chão comemorando o ponto que lhes concedia o inédito ouro da classe BC3.

Esta é a primeira vez que Tó volta ao CT Paralímpico após a preparação para os Jogos do Rio 2016. “Sinto saudade do meu irmão, querendo ou não eu fiquei com ele aqui 45 dias e, estar de volta, me remete lembranças. Agora as homenagens serão tanto para o Fernando quanto para o nosso pai, que faleceu pouco antes dos Jogos em 2016, quando eu estava em uma fase de treinamento da Seleção”, contou o atleta, emocionado.

Após os Jogos do Rio, Fernando Leme se afastou dos treinos, pois não tinha condições de proporcionar ao irmão o suporte que ele necessita. “Ele tinha uma dor no quadril e não podia mais me pegar, mas ele amava a bocha”, explicou Tó. No início de 2017, o atleta migrou para o Clube SESI, quando passou a ser treinado por Adriano Ramos.

“Eu já treino com o Tó há um ano. De lá para cá, nós temos trabalhado algumas questões de adaptação, já que ele trabalhava de outra forma com o Fernando. Temos nos identificado bastante e, aos poucos, nós vamos criando uma sintonia. Não vai ser igual ele tinha com o irmão, mas nós vamos tentar que seja próximo do que eles tinham”, destacou Adriano, técnico de bocha desde 2011.             

Na temporada 2017, a nova dupla técnico e atleta alcançou bons resultados. “Nós fomos para a Copa América de Cali, na Colômbia, e eu fiquei em terceiro lugar no individual e em primeiro nos pares”, lembrou Tó.

“Na verdade, foi um desafio e uma grande responsabilidade ter um campeão paralímpico nas minhas mãos. Nós estamos caminhando em direção ao nossos objetivos. Os dez primeiros no ranking mundial garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020. O Tó está entre os 20, vamos trabalhar para subir no ranking”, enfatizou Adriano.

A Seleção de Bocha tem atletas de cinco estados brasileiros e terá mais quatro fases de treinamentos. O calendário da modalidade conta com quatro competições internacionais: World Open de Montreal (Canadá), em abril; Open Regional de São Paulo, em maio; World Open de Povoa (Portugal), em julho; Campeonato Mundial, em Liverpool, em agosto.

Time São Paulo 
O atleta Fernando Leme é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery