Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiros desembarcam na Coreia do Sul para a disputa do Mundial de Tiro

A Seleção Brasileira de tiro esportivo chegou nesta terça-feira, 24, a Cheongju, na Coreia do Sul, para disputar o Campeonato Mundial da modalidade, entre os dias 4 a 12 de maio. O Brasil será representado por três atletas: Alexandre Galgani (SH2), Bruno Stov (SH2), Geraldo Rosenthal (SH1). 

O Mundial será a primeira competição em que os atletas poderão garantir uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, 43 vagas serão disputadas neste Mundial, sendo 22 masculinas, 15 femininas, e seis de gênero livre. Alexandre Galgani e Bruno Stov competirão na carabina de ar em pé e deitado. Galgani ainda disputará na carabina.22 – 50m. Geraldo competirá nas pistolas de ar, sport, livre e standard – 10m.

Cada prova terá uma quantidade de vagas específicas, já estabelecidas pela competição. Galgani e Stov, que disputarão as provas da carabina, precisam ficar entre os dois primeiros. Já Rosenthal precisa ficar entre os três primeiros colocados.

“A competição é a primeira que vale vaga para Tóquio, os países estão muito bem preparados então vai ser uma disputa difícil. O nosso objetivo é já conseguir garantir alguma vaga para o Brasil no Jogos”, comentou James Walter Lowry, coordenador-técnico de tiro esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A equipe brasileira conta com atletas experientes, Galgani e Geraldo, e um recém-chegado à Seleção, Bruno. O capixaba participará de sua segunda competição internacional, a estreia foi na Copa do Mundo em Al Ain. Ele começou a praticar o tiro esportivo no fim de 2014. A caminho do trabalho, ele foi abordado por um atleta da modalidade que o convidou para ir ao stand de tiro. 

“O tiro me encontrou, e lá no estande de tiro eu descobri o meu dom. Estou feliz por representar o meu país”, comentou o atleta, que tem paralisia cerebral. 

A próxima competição que valerá vaga para os Jogos de Tóquio será o Parapan-Americano de Lima, no Peru, no ano que vem. Outra forma de se classificar para os Jogos é por um cálculo baseado no índice mínimo classificatório conquistados pelos atletas.

Patrocínio
A equipe brasileira de tiro esportivo tem patrocínio das Loterias da Caixa.

Time São Paulo 
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery