Na piscina do CT Paralímpico, em São Paulo, nesta sexta-feira, 27, ocorreram diversas provas rápidas no Open Internacional Loterias Caixa de Natação. Destaque para Daniel Dias, que amealhou dois ouros e foi o principal nome do evento.
Vale lembrar que as finais foram balizadas com base no Índice Técnico Competitivo (ITC). Na final A dos 50m livre e também nos 50m costas masculino, o multimedalhista paralímpico Daniel Dias, classe S5, sagrou-se campeão.
Daniel Dias se classificou com o maior ITC para a final A dos 50m livre. Ao cair na água, ele fez 32s31 e com 101.123% de ITC conquistou a medalha de ouro. O chileno Alberto Caroly, classe S2, bateu o recorde das Américas em sua classe e conquistou a prata. Outros destaques da natação brasileira também nadaram a mesma final, como Phelipe Rodrigues, da classe S10. Apesar de Phelipe ter batido na frente (23s50) o seu ITC foi menor (99.585%) e por isso recebeu a medalha de bronze. Ruiter Gonçalves (S9) ficou em quarto lugar e bateu o recorde brasileiro de sua classe.
“Estou feliz com o meu desempenho, e vi a galera melhorando muito os seus tempos e isso me deixa feliz. O Ruiter já tinha batido o recorde nas eliminatórias e agora conseguiu melhorar mais, é uma geração forte e que tem muito a somar para o Brasil”, declarou Daniel Dias.
Nos 50m costas, Daniel também faturou o ouro. Completaram o pódio o chileno Alberto Caroly (S2) e o turco Beytuallah Eroglu (S5).
Vinte e quatro vezes medalhista paralímpico, Daniel sagrou-se campeão no ano passado da World Series de natação – circuito que é promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) e do qual o Open faz parte. Neste sábado, 28, será a vez de ele encarar os 100m livre – prova da qual é o atual tricampeão paralímpico. Além de competir em São Paulo, Daniel ainda deve nadar as etapas da World Series de Sheffield (Grã-Bretanha) e Lignano Sabbiadoro (Itália).
Na versão feminina da prova dos 50m livre, Cecilia de Araujo conquistou o ouro por ITC com 96.727%. A medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Patricia dos Santos, da classe S4, foi a única nadadora classe baixa nesta prova e obteve o terceiro maior ITC. Com 43s04 ela bateu o recorde brasileiro de sua classe.
“Sinto-me honrada por ter sido representante das classes baixas nessa prova, eu nem me atentei tanto a isso antes de cair na água. Nadei para mim, sempre procuro melhorar os meus tempos a cada vez que compito e graças a Deus tenho conseguido fazer isso sempre”, comentou a nadadora.
Ao todo, 400 atletas participam do Open Loterias Caixa, sendo 226 do atletismo e 174 da natação. Ao todo, 13 países estão representados: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia. As disputas da natação fazem parte da World Series, circuito organizado pelo IPC.
As disputas da natação acontecerão com eliminatórias por tempo nas sessões pela manhã, com premiação por classe. À noite, estão previstas finais balizadas com base no índice técnico competitivo (ITC) dos atletas.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
Os atleta Daniel Dias, Cecília Araujo e Phelipe Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Serviço
Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Data: 26,27 e 28 de abril
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)