Nos dias 3 e 4 de maio, aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, o primeiro encontro dos representantes e organizadores do Programa Ágora. Este é projeto que visa promover uma maior empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil e abrir novos postos de trabalhos. A Fundação ONCE para América Latina, junto com a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira para Deficientes Visuais (CBDV) são os idealizadores do Programa, que já atua em 13 países da América Latina.
“Esse projeto é muito importante para o CPB, principalmente porque a inclusão social faz parte da nossa missão. O projeto, certamente, com a criação de novas vagas de trabalho para as pessoas com deficiência, irá proporcionar essa inclusão”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB.
O encontro reúne apoiadores do projeto para capacitação e discussão dos termos do programa, que foram planejados de acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão. Essas pessoas atuarão como técnicas do Ágora, que será uma ligação entre o candidato e a empresa.
O Ágora Brasil é uma forma de promover estratégias de orientação para o empreendedorismo e o mundo do trabalho, acesso à formação profissional contínua, bem como o apoio à busca, obtenção e manutenção do emprego para pessoas com deficiência.
“O CPB já vem fazendo um trabalho parecido com este, quando pensam em planos de carreiras para os seus atletas. Por isso que a contribuição do CPB é muito importante para o projeto”, disse Fernanda Simidamore, coordenadora nacional do Ágora.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)