A direção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fez nesta semana a primeira visita técnica às instalações que receberão os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, no Peru. Estiveram presentes membros da diretoria técnica, além do presidente Mizael Conrado e o vice-presidente Ivaldo Brandão.
Representantes da Argentina, Canadá, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Peru, Chile, Paraguai, EUA, Panamá, República Dominica, Porto Rico também estavam presentes. Também marcou presença o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), o brasileiro Andrew Parsons.
O cronograma do evento contou com reuniões com o Comitê Organizador, visitas às instalações já existentes e às obras da Vila dos Atletas e novas arenas de competição.
“Achei que as instalações já prontas atendem às expectativas para um Parapan. Tanto o Comitê Organizador quanto a população estão bastante envolvidos e motivados com os Jogos de Lima 2019”, disse o diretor-técnico do CPB, Alberto Martins da Costa.
O Parapan de Lima acontecerá de 23 de agosto a 1º de setembro de 2019 e contará com 1.850 atletas de 17 modalidades: atletismo, badminton, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, levantamento de peso, tiro esportivo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, taekwondo, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
A última edição da maior competição das Américas foi em Toronto 2015. O Brasil ficou em primeiro lugar no quadro geral com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze – melhor participação da delegação em todos os tempos.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)