A cerimônia de abertura do BISFed São Paulo Regional Open, que compõe o calendário da Federação Internacional de Bocha (BISFed), aconteceu na manhã desta terça-feira,22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Estiveram presentes representantes da diretoria da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), além de membros do órgão internacional.
A competição segue até sábado, 26, e contará com a presença de 42 atletas de oito países: Chile, Canadá, México, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e Brasil. Onze atletas representam o Brasil, e nomes como Maciel Santos, medalhista nos Jogos de Londres, e Eliseu Santos e Evelyn Oliveira, medalhistas no Rio, estão confirmados.
“A ANDE tem um imenso prazer de receber a competição aqui no Brasil, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, que é um legado dos Jogos Rio 2016. Realizar uma competição continental dentro dos padrões estabelecidos pela BISFed não é uma tarefa fácil, mas aceitamos o desafio e estamos aqui prontos para dar o melhor”, disse Artur Cruz, presidente da ANDE, em seu discurso de abertura.
“A ANDE quer mais uma vez agradecer o apoio do CPB, pela incansável parceria e dedicação. Agradecemos à BISFed por nos ter dado a oportunidade de realizar esse importante evento das Américas e especialmente aos países que vieram prestigiar a competição. Tenho a certeza de que todos terão momentos inesquecíveis em nosso país”, completou.
Algumas partidas da competição poderão ser acompanhadas pelo canal da ANDE no YouTube. Os jogos com presença de brasileiros serão comentados pelos medalhistas Dirceu Pinto e Evani Calado. Confira o cronograma do Regional Open São Paulo.
Este ano, a modalidade ainda terá o Campeonato Mundial, em agosto, em Liverpool, na Inglaterra. O Brasil já está classificado para esta competição com 11 atletas, número máximo de integrantes por equipe.
As competições oficiais da BISFed têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Para o Open Regional o coeficiente é 1. Open Mundial tem coeficiente 2, os campeonatos regionais (Copas América, Europeia e Asiática) têm coeficiente 3, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos têm coeficiente 4.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)