A equipe júnior brasileira do tênis em cadeira de rodas conquistou o inédito vice-campeonato do BNP Paribas World Team Cup, o Mundial da modalidade, neste sábado, 2, em Apeldoorn, na Holanda.
A equipe fez uma campanha irretocável na primeira fase, a melhor entre os oito times participantes. Foram três vitórias em três confrontos contra Rússia, Holanda e Malásia. Dos nove jogos, a equipe nacional perdeu apenas um, com um aproveitamento de 16 sets a favor e quatro contra.
Ao vencer a Austrália, por 2 a 1, na semifinal, o time chegou invicto à decisão contra a forte equipe da Rússia. Na final, Maria Fernanda acabou superada por Vadim Obukhov por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/2. E Jucélio Torquato foi derrotado por Sergei Lysov por duplo 6/2.
“No ano passado, pela primeira vez ficamos em terceiro lugar no júnior e este ano conseguimos melhorar e conquistar a segunda colocação. Os meninos jogaram super bem todos os confrontos, sentiram um pouco na final. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito pela CBT, que tem investido nos juniors e no surgimento de novos jogadores. Já são anos de trabalho desenvolvendo o tênis em cadeira de rodas no Brasil”, ressaltou Wanderson Cavalcante, coordenador do departamento de tênis em cadeira de rodas da Confederação Brasileira de Tênis..
O time masculino encerrou o Mundial na décima colocação, enquanto o feminino terminou em oitavo lugar. Todas as equipes garantiram vaga direta para o Mundial de 2019 sem a necessidade de passar pelo qualifying.
“O Mundial é uma competição muito forte, é a principal competição do ano do calendário do Tênis em Cadeira de Rodas e reúne os melhores países do mundo. O Brasil alcançou o objetivo principal, que é garantir as três equipes no Mundial do ano que vem, com o décimo lugar no masculino, oitavo lugar no feminino e o inédito vice-campeonato no júnior”, destacou Wanderson.
O vice-presidente da CBT, Jesus Tjara, responsável pelo Tênis em Cadeira de Rodas, também exaltou o excelente desempenho do Brasil no Mundial, na Holanda. “Mais uma vez, as três equipes estão classificadas para o Mundial do ano que vem. Isso é importante, mostra que estamos evoluindo a cada ano. Estamos sempre entre as melhores equipes do mundo e ano que vem esperamos dar mais passos para chegar perto do topo”, projetou.
A competição aconteceu de 28 de maio a 3 de junho, em Apeldoorn, na Holanda, e contou com a participação de 150 jogadores, de 25 países. Daniel Rodrigues, Rafael Medeiros, Carlos Santos, Natália Mayara – que participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – e Meirycoll Duval representaram o Brasil nas equipes adultas. A equipe júnior era formada por Jucélio Torquato, Maria Fernanda Alves e João Lucas Takaki.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)