As partidas da Seleção Brasileira de futebol de 5 (para deficientes visuais) no Mundial da modalidade, que começa nesta quinta-feira, 7, em Madri (na Espanha), terão transmissão ao vivo por meio do perfil do Comitê Paralímpico Brasileiro no Facebook. Em busca do quinto da competição, o time brasileiro estreia na sexta-feira, 8, às 14h (de Brasília), contra Mali. Os jogos terão narração de Rhenan Moreira e comentários do técnico de fut 5, Ricardo Robert, e do ex-técnico da Seleção, Ramon Pereira.
Dezesseis países participam do evento, que se estenderá até o dia 17, e dá vaga ao campeão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O Brasil está no Grupo D, ao lado de Inglaterra, Costa Rica e Mali (confira abaixo a relação dos jogos do Brasil na primeira fase). No Grupo A da competição, estão Espanha, Turquia, Marrocos e Tailândia. O Grupo B conta com Argentina, França, Colômbia e Irã. Por fim, a Chave C do campeonato tem China, Rússia, México e Coreia do Sul.
Os dois melhores times de cada grupo avançam às quartas de final, que acontecerão no dia 13. As semifinais têm data marcada para o dia 15, e a decisão da medalha de ouro ocorrerá às 7h do dia 17.
“De todos os Mundiais que eu participei, acho que este será o com maior número de seleções com potencial para ser campeã, como o Brasil, a China, o Irã, a Argentina e a França, que vão brigar de igual para igual. A expectativa é a melhor, porque a nossa preparação foi muito boa. Todo o nosso planejamento foi executado, mas sabemos que a dificuldade será grande”, disse Fábio Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira.
O Brasil é o maior vencedor da história dos Mundiais, com quatro conquistas (1998, 2000, 2010 e 2014). Além dos títulos nas duas últimas edições, a Seleção emplacou ainda os melhores jogadores do mundo: Jefinho, eleito em Hereford 2010, na Inglaterra, e Ricardinho, em Tóquio 2014. A dupla estará junta em Madri para tentar mais uma conquista.
Primeira fase:
8/6 – Brasil x Mali – 14h
9/6 – Brasil x Costa Rica – 14h
11/06 – Brasil x Inglaterra – 14h
*Horários de Brasília
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)