Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paralímpiadas Escolares têm vinte e dois estados já confirmados para esta edição

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já recebeu as inscrições de vinte e duas Unidades da Federação para as Paralimpíadas Escolares 2018, maior evento para atletas em idade escolar do mundo, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 19 a 24 de novembro.

As Unidades que já enviaram o termo de adesão são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins. 

Jovens de 12 a 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual que estejam matriculadas em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) estão aptas a participarem da competição através da Secretaria de Esportes do seu Estado. Nesta 12ª edição do evento serão oferecidas onze modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas 3×3, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

A coordenação de desporto escolar do CPB decidiu, excepcionalmente, prorrogar o prazo de inscrições até o dia 1 de agosto.

Na edição de 2017, estudantes de todos os Estados brasileiros mais Distrito Federal participaram das Paralimpíadas Escolares. Foi a primeira vez que todas as unidades federativas do Brasil foram representadas no evento. 

Os maiores vencedores das Paralimpíadas Escolares são os estados de São Paulo – hexacampeão – e Rio de Janeiro – tetracampeão.  

Desde suas primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do movimento paralímpico brasileiro. Participaram desta competição os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial em 2017 nos 100m (classe T47); a saltadora Lorena Spoladore, prata no Jogos do Rio; o nadador Matheus Rheine, bronze no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016, e tantos outros.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery