Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Torneio de badminton reúne 22 atletas anões e de baixa estatura de 9 países

Dos 133 atletas que participam do Brasil Internacional de Parabadminton 2018, 22 são da classe SS6 – para pessoas com baixa estatura. O torneio começou nesta quinta-feira, 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e segue até domingo, 12. Os competidores representam 16 países, sendo que nove deles tem atletas na classe SS6.

O curitibano Vitor Gonçalves (SS6) jogou e venceu as duas partidas que competiu nesta quinta-feira. A primeira contra o canadense Wyatt Lightfoot, por 2 a 0 (21×5 e 21×11), e depois contra o japonês Yoei Hatakeyama, também por 2 a 0 (21×6 e 21×13). Na mesma classe, o brasileiro Dhiego Vidal entrou em quadra e foi derrotado pelo americano Miles Krajewski, por 2 a 0 (21×17 23×21).

“Estou muito feliz, ainda mais porque ganhei do japonês. A Ásia é uma potência no badminton, então tinha aquela preocupação. Mas toda vitória tem seu valor, principalmente as mais difíceis”, relatou Vitor de 19 anos.

Vitor tem nanismo e conheceu o parabadminton por meio de um projeto na escola em que estudou. Praticante da modalidade há dois anos, ele é o nono colocado no ranking mundial em sua classe.

“Hoje saiu tudo como planejamos. Nossa expectativa é ser campeão. Com os treinamentos, nossos atletas já apresentaram uma evolução. Quando não tem tantos atletas da mesma classe, fica complicado visualizar nosso crescimento. Vieram atletas fortes para cá e pudemos testar nossa potência. Jogamos bem”, comentou Marta Lopes, técnica das classes SS6 e SU5 da Seleção Brasileira de parabadminton.

Os países que participam da competição são: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru e Polônia.

O calendário da modalidade ainda reserva para este ano o Campeonato PANAM, em novembro, na cidade de Lima, no Peru. Esta será a última oportunidade para os atletas se classificarem para as competições mais importantes de 2019: o Campeonato Mundial de Parabadminton, na Suíça, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery