Brasil encerra sua participação no Campeonato Mundial de Paracanoagem com cinco medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze. A competição aconteceu em Montemor-o-Velho, em Portugal, e contou com a participação de 150 atletas de 36 países.
O carioca Caio Ribeiro novamente prova ser uma potência para os Jogos Paralímpicos de 2020, conseguindo 2 medalhas de prata, sendo uma na canoa e outra no caiaque (VL3, KL3). Luís Cardoso mantém seu ótimo resultado, faturou uma medalha de bronze no KL1 e uma de prata no VL2.
O atleta Igor Tofaline (VL2), que mesmo com pouco tempo de treino, se tornou Campeão Mundial na Canoa na categoria VL2. Em seu retorno às competições, Fernando Rufino (KL2), terminou em sexto lugar.
Mari Santilli (KL3) ficou em quarto lugar na prova de 200m e Debora Benevides (VL2, KL2) ficou em quarto na canoa e em nono no caiaque. Já Giovane Vieira (KL3) obteve o quarto lugar na final B.
Internacionalmente, o calendário da modalidade reserva para o mês de setembro o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, no Canadá. Já o Campeonato Brasileiro acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba, Paraná.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)