O Comitê Paralímpico Brasileiro foi homenageado nesta semana pelo Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – Estado de São Paulo com a Ordem da Educação Física, a Comenda Benemérita do conselho. O evento ocorreu na segunda-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Estado, e contou com a presença do 2º vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão.
A comenda destina-se a reconhecer ações meritórias de personalidades e autoridades civis, militares, instituições e organizações da sociedade em geral, que tenham contribuído para o engrandecimento da educação física na sociedade paulista e brasileira. Em 1º de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Profissional de Educação Física.
“É um reconhecimento pela postura do movimento paralímpico brasileiro em acompanhar as diretrizes da categoria exigindo que seus profissionais tenham a qualificação para atender as pessoas Trata-se de um reconhecimento justo ao trabalho de capacitação dos profissionais de educação física de todo o país que o Comitê Paralímpico Brasileiro desenvolve há anos e intensificou-se desde 2017, nesta nova gestão, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo”, comentou Brandão, ao receber a honraria.
Uma das metas do CPB é capacitar 100 mil professores de educação física até 2025, aumentando, assim, a base de atletas com deficiência no país. O Comitê promove cursos, seminários e congressos em todas as Regiões do Brasil voltados aos profissionais de educação física das redes municipais, estaduais, federal e particular de ensino, tanto em nível escolar, como universitário. Ainda em 2018, o Comitê promoverá o Congresso Paradesportivo Internacional, nos primeiros dias de novembro, no CT Paralímpico. As inscrições estão abertas.
No evento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também foi lançado o selo comemorativo aos 20 anos da regulamentação da profissão de educador físico no Brasil.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)