Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Ciclismo consagra seus campeões nacionais da temporada na prova de estrada

Nos dias 24 e 25 de novembro aconteceu o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada. A competição foi realizada no Parque Faber Castell, na cidade de São Carlos (SP) e contou com a participação dos melhores atletas do Brasil.

No sábado, 24, todas as 13 categorias disputaram as provas de contrarrelógio. Na categoria MC2, uma das mais disputadas do campeonato, Victor Luise Herlin garantiu a vitória sobre Paulo Roberto Galvão, segundo colocado, e Kaio Giovanni de Oliveira, em terceiro. Entre as disputas da handbike, os atletas da categoria MH3 fizeram bonito. Eduardo Ramos Pimenta conquistou o título nacional, enquanto Maurício Soares Dourando finalizou na segunda colocação e Eliziário dos Santos completou o pódio em terceiro.

Os atletas paralímpicos Lauro Chaman, da categoria MC5, e Jady Malavazzi, da WH3, também comemoraram a vitória em suas respectivas categorias. 

No domingo, 25, todos os competidores enfrentaram um grande teste de resistência valendo título nacional e pontos no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Conseguimos reunir o melhor do paraciclismo nacional durante dois dias de muitas disputas. Os atletas estão de parabéns pelo alto nível apresentado”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

As provas de resistência chegaram a atingir percursos com 62km em algumas categorias. O multimedalhista e campeão mundial em 2017, Lauro Chaman, confirmou o favoritismo e voltou a subir no lugar mais alto do pódio ao conquistar a vitória na categoria MC5.

Na disputa da handbike, prevaleceu a força da jovem atleta Jady Malavazzy, terceira colocado no último Mundial, que não deu chance para as adversárias e comemorou seu oitavo título brasileiro na categoria WH3, enquanto Marcia Fanhani conquistou a medalha de ouro na categoria Tandem, destinada a deficientes visuais.

“Consegui fechar a temporada com chave de ouro. Estou muito feliz por ter sido campeã brasileira pela oitava vez. Agradeço a todos os meus patrocinadores, parceiros e torcida por sempre estarem ao meu lado”, comentou Jady.

Já na MC4, André Luiz Grizante, consagrado nacionalmente no ciclismo olímpico e agora competindo no paraciclismo, mostrou toda sua experiência e assegurou o bicampeonato.

“Esse foi o meu segundo título brasileiro de Paraciclismo. Está sendo um recomeço muito alegre e de muita superação. A cada dia tenho aprendido mais dentro da modalidade. Quero aproveitar e dedicar essa vitória para minha esposa Sandra”, declarou Grizante.

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério do Esporte, Prefeitura Municipal de São Carlos e Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

Confira abaixo os resultados

Prova de resistência
Prova de contrarrelógio

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery