Em reunião na manhã desta segunda-feira, 18, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo (perde apenas para a capital), assinaram um documento que registra a intenção de cooperação e apoio ao desenvolvimento do esporte adaptado.
Segundo Nelson Hervey, superintendente do CPB, a ideia é preparar cerca de 300 professores de Educação Física para lidar com alunos com deficiência através do curso gratuito de Educação à Distância sobre o Movimento Paralímpico (inscreva-se aqui) e, posteriormente, em uma vivência esportiva que será realizada no CT Paralímpico, ainda sem data definida.
Também há a intenção de que a cidade seja uma das sedes do Festival Paralímpico, em setembro, que promove a experimentação esportiva para crianças com e sem deficiência. No ano passado, o evento foi realizado em 48 cidades simultaneamente.
“Toda cidade no Brasil e no mundo precisa ser sensível às questões das pessoas com deficiência. Vimos como o esporte muda a vida de uma pessoa e resgata a autoestima e vontade de viver. Queremos transformar Guarulhos em um polo através desta força tarefa”, disse Gustavo Enric Costa, o Guti (PSB) prefeito da cidade.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)