A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês) divulgou nesta semana o ranking mundial de judô. Das 13 categorias, sete masculinas e seis femininas, judocas brasileiros aparecem entre os 10 melhores em 10 delas.
O destaque é Willians Araújo, que lidera a divisão dos atletas com mais de 100kg. Willians foi medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e a conquista o levou ao topo da categoria.
Alana Maldonado, também medalhista de prata nos Jogos Rio 2016, aparece em segundo lugar na lista de atletas com até 70kg. A atleta vive boa fase e tem muito a comemorar. Pelo pódio no Rio, Alana foi a judoca destaque no Prêmio Paralímpicos 2016, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em dezembro do ano passado.
Os outros dois medalhistas de prata nas Paralimpíadas 2016, Antonio Tenório e Lúcia Teixeira, também figuram entre os melhores judocas do mundo em suas categorias. Enquanto o seis vezes medalhista em Jogos, Antonio Tenório, ocupa a sexta posição da divisão até 100kg, Lúcia, duas vezes medalhista de prata – Londres e Rio – é a terceira melhor judoca do mundo entre atletas com até 57kg.
Os outros atletas que ocupam um posto entre os dez melhores de suas divisões estão Deanne de Almeida (quarta no ranking acima de 70kg), Michele Ferreira (sexta na divisão até 52kg), Victória Amorim (oitava na divisão até 63kg), Karla Cardoso (10ª na até 48kg), Harley Pereira (10º até 81kg) e Abner Nascimento (10º até 73kg).
Time São Paulo
Os atletas Antônio Tenório, Alana Maldonado e Lúcia Teixeira são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)