O curitibano Vitor Tavares foi o vencedor da classe SS6, para atletas de baixa estatura, do Torneio Brazil Parabadminton International, que se encerrou no último sábado, 15, em São Paulo. A competição contou pontos para o ranking dos Jogos de Tóquio 2020, recebeu 220 atletas de 38 países.
O atleta, que possui hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo, conquistou a medalha de ouro de maneira invicta pela disputa simples. Tavares se classificou em primeiro lugar na fase de grupos com três vitórias e depois venceu todos os confrontos eliminatórios. Nas semifinais, superou o inglês Jack Shephard, atual líder do ranking mundial desta classe, enquanto na decisão venceu o indiano Nagar Krishna, segundo melhor do mundo, com parciais de 21/18 e 21/19.
Com a conquista, o brasileiro, que ocupa a sexta colocação mundial, continua com chances de conseguir uma vaga aos Jogos Paralímpicos. O período de classificação do parabadminton para Tóquio 2020 se encerra no fim do mês de março.
Ao todo, foram 56 atletas que representaram o Brasil na competição e três medalhas conquistadas.
A próxima etapa da torneio, que acontece no Peru, começa a partir desta terça-feira, 18. O país contará com a participação de 11 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)