Na tarde desta quinta-feira, 30, foram realizadas as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 da primeira divisão. O tetracampeão Vasco da Gama-RJ e CETEFE-DF disputarão o título nesta sexta-feira, 31. A decisão será transmitida pelo SporTV 3 a partir das 17h30. A competição teve início na segunda-feira, 27, e ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A primeira disputa por uma vaga na final foi entre CAIRA-MS, vice-campeão em 2018, e CETEFE-DF, terceiro colocado no campeonato anterior. O jogo finalizou com o resultado de 3 a 0. Jeferson Delmonde abriu o placar para a equipe brasiliense e, no segundo tempo, Ellyenay Sandim e João Victor Cortes marcaram um gol cada.
O atual campeão brasileiro Vasco da Gama-RJ enfrentou o CEPE-SC, que subiu para a primeira divisão nesta temporada. Ubirajara Magalhães balançou a rede seis vezes no primeiro tempo. Após o intervalo Evandro de Oliveira e Diego Delgado finalizaram o placar em 8 a 0 para o time carioca, que tem quatro atletas da Seleção Brasileira de futebol de 7 de 2019.
“Foi uma partida tranquila. Tentei dar o meu melhor e estou satisfeito. Agora, vamos descansar e entrar em campo amanhã e fazer o melhor possível para conquistar mais um título”, disse Ubirajara, que é segundo artilheiro do Campeonato com 10 gols, atrás de Jan Francisco da Costa (AMAPED-RJ) com 14 gols.
O CAIRA-MS e o CEPE-SC disputarão o bronze às 10h, no campo de futebol de 7 do CT Paralímpico.
Em 2019, será realizado o Campeonato Mundial de Futebol de 7, de 4 a 20 de julho, em Madri, Espanha. Em seguida, a Seleção Brasileira da modalidade disputará os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto. A modalidade não fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024,
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)