Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Última chance de classificação para o Rio 2016, Circuito Loterias Caixa acontece neste fim de semana, em São Paulo

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), será palco a partir desta sexta-feira, 15, da segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. O evento se estenderá até domingo, 17, e representará a última possibilidade de obtenção de marcas classificatórias para os Jogos Paralímpicos para quem competir no atletismo e na natação. No halterofilismo, os nomes já definidos para o Rio 2016 farão seus últimos ajustes. Ao todo, são 636 atletas inscritos.

A equipe de natação paralímpica brasileira mais uma vez estará completa. Nomes como Clodoaldo Silva, Andre Brasil e Joana Neves – medalhistas em Jogos Paralímpicos e em Mundiais – são presença confirmada. O país terá um número recorde de nadadores no Rio 2016, com 32. As vagas serão preenchidas por meio do critério técnico estabelecido pela comissão chefiada por Leonardo Tomasello.

“Esta competição será especial por ser a última seletiva para formar a equipe dos Jogos Paralímpicos. A expectativa é que aqueles atletas ainda sem índice consigam chegar 100% para brigar pelas últimas vagas que ainda restam. Certamente teremos um grande nível técnico na competição e muita gente com chance de brigar para se classificar”, disse o técnico-chefe da natação paralímpica brasileira.

O panorama é semelhante no atletismo. Os competidores precisam colocar-se entre os primeiros do ranking mundial para assegurar presença nos Jogos Paralímpicos. Nomes como Petrúcio Ferreira e Yohansson do Nascimento duelarão novamente na classe T47 (amputados de braço). A competição contará também com o retorno de Verônica Hipólito, da classe T38 (paralisados cerebrais), que poupou-se na primeira nacional do Circuito, há três semanas, também no CT.

No halterofilismo, por sua vez, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, Márcia Menezes e Terezinha Mulato já são os quatro nomes definidos para representar o Brasil na Paralimpíada. Todos eles têm presença confirmada na última competição em solo nacional antes dos Jogos. A intenção da coordenação técnica da modalidade é que sejam feitos os últimos ajustes e que os atletas ganhem ritmo já com vistas ao Rio 2016.

A imprensa interessada na cobertura da segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação não precisará de credenciamento. Bastará comparecer ao local das competições e buscar por um dos representantes da Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Serviço
Circuito Loterias Caixa – 2ª etapa nacional – São Paulo (SP)
Data: 15 a 17 de julho
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP) – ao lado do São Paulo Expo
Horários 
Sexta-feira (apenas halterofilismo): sessões às 10h e às 16h
Sábado (todas as modalidades) das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio da Loterias Caixa.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery