A Seleção Brasileira de triatlo participou neste fim de semana da Grande Final do Circuito Mundial de Triatlo, em Gold Coast, na Austrália. O Brasil foi representado por seis atletas. Os melhores resultados da equipe vieram com Jorge Fonseca (classe PTS4) e Carlos Viana (PTS5). Ambos finalizaram a prova em oitavo lugar, com 1h08min00 e 1h03min09, respectivamente.
André Barbieri (PTS2) ficou em 11º com 1h18min13, e Marcelo Collet (PTS4) em décimo, com 1h08min32. Fernando Aranha (PTWC) também terminou em décimo na sua divisão, com 1h06min30.
Jéssica Ferreira (PTWC) foi a única brasileira na disputa e terminou em nono lugar com 1h22min32. Ao todo, participam do evento 110 atletas de 24 países.
A Grande Final em Gold Coast finaliza o calendário internacional da modalidade desta temporada. Nacionalmente, os atletas ainda terão o Campeonato Brasileiro Interclubes, no dia 30 de setembro, em Criciúma – Santa Catarina, e a etapa final da Copa Triatlo Brasil, no início de novembro.
A modalidade não compõe o programa de provas dos Jogos Parapan-Americano de Lima 2019. Na próxima temporada, a partir de junho, o ranking mundial contará pontos para a classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Para conquistar a vaga, os atletas precisam ficar entre os oito primeiros dos respectivos rankings mundiais.
Time São Paulo
O atleta Carlos Viana é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)