Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Thiago Paulino abre Open Internacional Loterias Caixa com recorde mundial no lançamento de disco

O paulista Thiago Paulino bateu nesta sexta-feira, 21, o recorde mundial do lançamento de disco, classe F57. O paulista foi a estrela da abertura do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e segue até domingo, 23. 
 
Thiago registrou a marca de 48,04m – melhor do que o antigo recorde, que pertencia a ele próprio, de 47,68m. Como consequência, o lançador ainda atingiu o índice A e garantiu a sua vaga para o Mundial de atletismo paralímpico, que acontecerá em julho, em Londres. 
 
“Estou muito feliz porque trabalhei bastante para este resultado. Fiquei um pouco frustrado por não conseguir uma medalha no Rio 2016, no arremesso de peso, mas já comecei logo em seguida a preparação para o lançamento de disco. Conseguir este resultado logo na primeira competição do ano leva a minha confiança lá em cima para ir muito bem no Mundial também”, disse o atleta de 31 anos. 
 
Thiago teve de amputar a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, em 2010. No ano passado, ele ficou com a quinta colocação no arremesso de peso F57 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O lançamento de disco não fez parte do programa da competição. 
 
Quem também alcançou a marca classificatória para o Mundial de Londres foi Renata Bazone. A meio-fundista da classe T11 (cegos totais) classificou-se nos 800m, em que registrou o tempo de 2min31s22 – mais de um segundo abaixo do índice estabelecido pelo CPB, de 2min32s40.  
 
Já na parte da tarde, destaque para Caio Vinicius, que venceu o arremesso de peso, classe T12 (atletas com baixa visão). Ele fez a marca de 15,43m – a melhor do ranking mundial nesta temporada e muito próxima do índice classificatório para o Mundial de Londres. Para qualificar-se nesta prova, o CPB estabeleceu o mínimo de 16,12m. Outro bom resultado veio com Davi Wilker, nos 400m classe T13. Ele venceu a prova com o tempo de 49s85. 
 
O Open conta com a presença de 316 atletas – 181 do atletismo e mais 135 da natação. Participarão representantes de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Jamaica, México e Peru. A competição integra o calendário oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e é uma etapa da World Series de natação e do Grand Prix de atletismo. 
 
A entrada é franca e aberta ao público.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/albums
 
Programação da competição 
21/04 – sexta
Atletismo: 9h às 11h – 15h às 17h 
Natação: 15h30 às 17h40
 
22/04 – sábado 
Atletismo: 9h às 11h – 16h às 18h 
Natação: 9h às 12h – 15h30 às 18h45
 
23/04 – domingo
Atletismo: 9h às 11h 
Natação: 9h às 12h30
 
O Open
O Open Internacional de Atletismo e Natação é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento conta com a presença de atletas nacionais e internacionais e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de abertos das duas modalidades. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.
 
Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
 
A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery