Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Tênis de mesa abre nesta quinta-feira, 22, as competições dos Jogos Parapan-Americanos de Lima

Crédito: Alê Cabral/CPB

O tênis de mesa iniciará nesta quinta-feira, 22, a campanha do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. A partir das 12h (de Brasília), começará a fase de classificação da modalidade, no Polideportivo 3, na Vila Nacional Deportiva (Videna). O tênis de mesa foi uma das modalidades mais vitoriosas da campanha brasileira nos Jogos de Toronto 2015, com 31 medalhas (15 ouros, dez pratas e seis bronzes). 

Este será o único esporte a começar antes da Cerimônia de Abertura, marcada para sexta-feira, 23, às 20h, no Estádio Nacional do Peru, na capital peruana. O Brasil será representado por 30 mesa-tenistas e todos estrearão nesta quinta-feira. O tênis de mesa no Parapan de Lima terá um peso ainda maior, uma vez que os campeões de cada classe se classificarão diretamente aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, sem a necessidade de passar por qualificatórios mundiais ou submeter-se ao ranking mundial.  

"A minha expectativa para o Parapan é que eu consiga jogar bem, acima de tudo, ter um bom desempenho e aproveitar a competição. É a minha segunda participação. Tenho que me preocupar em dar meu melhor e, como consequência, o resultado vai vir. Estou bem tranquila, pois faço o que eu gosto. Consequentemente o resultado virá da melhor forma. Quero ser campeã e garantir a vaga para Tóquio", disse Danielle Rauen, da classe 9, que descobriu, aos 4 anos, que sofria com artrite reumatoide juvenil, doença que causa atrofia nos músculos e degenera articulações, e passou a controlar com medicação. 

Ao todo, 127 atletas atletas de 19 países estão inscritos no tênis de mesa de Lima 2019. A modalidade é dividida em 10 classes: cadeirantes são divididos de 1 a 5 e andantes, de 6 a 10.  

CONFIRA AQUI O GUIA COMPLETO COM O PERFIL DOS 337 ATLETAS BRASILEIROS EM LIMA

Onde acompanhar? 
Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 terão transmissão dos canais SporTV. Por decisão do Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) serão transmitidas ao vivo as cerimônias de abertura, de encerramento, além das competições de atletismo, badminton, natação, basquete e rúgbi em cadeira de rodas. O Parapan de Lima também poderá ser acompanhado pelas redes sociais do CPB:  FacebookTwitter e Instagram (@ocpboficial).

Todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery