Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Sete alunos dos Centros de Referência do CPB integram Seleções de base do goalball

Detalhe de uma atleta da Seleção Brasileira de base do goalball durante treinamento | Foto: Alessandra Cabral/CPB
Sete alunos dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) integraram as Seleções Brasileiras feminina e masculina de base do goalball, durante uma fase de treinos realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 18 e 24 de março.

Esses atletas vieram de quatro unidades federativas do Brasil: André Luiz da Silva  (MT); Lucas Araken, Kemilly Vitória e Grazielle Mendes (DF); Odília Aparecida (MS); Francisca Raíssa e Ana Beatriz Paulino (CE).

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Ao todo, foram convocados 15 atletas para compor a semana de treinamentos das Seleções Brasileiras de jovens na modalidade. Além de integrantes dos Centros de Referência, uma aluna de outro projeto do CPB, a Escola Paralímpica de Esportes, também foi chamada para as atividades: Ana Beatriz Simões. Ainda houve as presenças de três jogadores que já passaram pela Escolinha, como o projeto é carinhosamente chamado: Amanda Braz, Fábio Júnior e Wellington Eri.

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018. Ela promove a iniciação esportiva de crianças com deficiência física, visual e intelectual, de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Segundo o potiguar Lucas Araken, 20, que treina em Brasília, estar na seleção aumenta a motivação dos jovens atletas. “Ser convocado todo mês para a seleção e ter uma rotina de atleta de ponta, te deixa cada vez mais querendo viver disso. Percebemos que somos muito novos, mas já estamos em um caminho bom”, disse.

O atleta tem baixa visão em razáo de um glaucoma congênito. Conheceu o goalball aos 11 anos, no Instituto de Cegos do Rio Grande do Norte (Ierc).

As Seleções Brasileiras de base do goalball têm dois compromissos principais nesta temporada: o Parapan de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, em junho, e o Campeonato Mundial de Jovens da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, da sigla em inglês), em São Paulo, no mês seguinte.

Desde 2022, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) tem organizado fases de treinamentos com Seleções de base do goalball, judô e futebol de cegos. Todas as equipes têm comissões técnicas específicas, que garimpam e preparam jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das Seleções Brasileiras. A próxima semana de treinos da base acontecerá de 15 a 22 de abril.

Confira os convocados para a próxima etapa de treinamentos:
Feminino

AMANDA BEATRIZ SATURNINO BRAZ (INSEP-SP)
ANA BEATRIZ ROCHA BOAS SIMÕES  (CADEVI-SP)
ODILHA APARECIDA VIEIRA DOS SANTO (ADVIMS-MS)
GRAZIELE MENDES MARQUES (CAPITAL/ CETEFE-DF)
KEMILLY VITORIA DOS SANTOS COSTA (CAPITAL/ CETEFE-DF)
FRANCISCA RAISSA PORFIRIO DA SILVA (ADESUL-CE)
EMILLY VICTÓRIA BARBOSA DA SILVA (AFCP-PE)
BRUNNA RAYSSA PEREIRA DO NASCIMENTO (ASSOBECER-PE)

Masculino
FÁBIO SILVA SOUZA JÚNIOR (INSEP-SP)
WELLINGTON ERI SOUZA DOS SANTOS (SESI-SP)
MARCO ANTÔNIO DE ALMEIDA SANTOS (ADEVIRP-SP)
LUCAS ARAKEN SILVA DE ARAÚJO (CAPITAL/ CETEFE-DF)
ANDRÉ LUIZ DA SILVA (ICEMAT-MT)
CARLOS CHRISTIAN DOS SANTOS PEDREIRA (ASDEV-BA)
ISAÍAS ROBERTO PEREIRA DE SOUZA (ICB-BA)
LEONARDO RODRIGUES DA CRUZ (CEIBC-RJ)

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery