Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleções de fut 5 e goalball se reúnem para última fase de treinos da temporada no CT Paralímpico

Jônatas Castro em ação durante partida de goalball; ele assume como o novo técnico da Seleção Brasileira feminina da modalidade | Foto: Divulgação/CBDV
As Seleções Brasileiras de futebol de 5 e goalball (feminina e masculina) abrem nesta segunda, 6, a última fase de treinamentos da temporada.

Mais de 30 atletas estão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para avaliações físicas e técnicas que servirão como base para o trabalho da temporada 2022. A principal novidade é a estreia da comissão do time feminino de goalball,  agora capitaneada pelo treinador Jônatas Castro.

Ex-auxiliar técnico de Dailton Nascimento, que deixou o cargo após a campanha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Jônatas assume com o desafio de preparar as mulheres para o Campeonato das Américas, que será disputado em fevereiro de 2022, na capital paulista, e valerá vaga ao Mundial da modalidade, marcado para junho, na China.

“Já vamos tentar implantar novos modelos táticos. Assistimos algumas vezes às partidas dos Jogos Paralímpicos e do Europeu. Estamos analisando para inovar em esquemas táticos que possam ser eficientes para barrar a evolução que essas equipes tiveram também. Acho que este será o principal desafio dessa primeira fase. Tecnicamente, vamos dar continuidade ao processo de melhoramento constante visando minimizar a quantidade de erros durante a partida”, explica o novo comandante.

Ele convocou nove atletas, dentre elas, algumas que se destacaram no último Brasileiro, realizado no mês passado. “Não há muito tempo até o Campeonato das Américas, então, precisamos ter ciência de que não dá para explorar tudo o que pretendemos treinar a partir de agora. A ideia é buscar a vaga no Mundial para, aí sim, executar tudo o que pretendemos. Não será uma revolução de métodos, mas uma evolução a partir do que o goalball internacional tem apresentado”, diz Jônatas.

Bicampeão mundial e medalhista de ouro em Tóquio, o time masculino também se prepara de olho no torneio sul-americano. Dez jogadores integram a lista do técnico Alessandro Tosim.

Já os rapazes do futebol de 5 têm como maior meta para a próxima temporada a Copa América, agendada para outubro, em Buenos Aires. Os brasileiros são os atuais campeões e donos de seis das nove taças disputadas até hoje. As Seleções permanecerão no CT até o próximo fim de semana.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery