Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de vôlei sentado é prata em último torneio antes dos Jogos Paralímpicos de Paris

Pamela Pereira durante treino da seleção principal de Volei sentado feminino no CT Paralímpico Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado conquistou no último domingo, 7, a medalha de prata no Torneio Holandês, realizado em Assen, na Holanda, com a participação de 18 equipes (oito femininas e 10 masculinas). Esta foi a última competição internacional da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A equipe brasileira enfrentou o Canadá na decisão do ouro e foi superada no tie-break, após iniciar a partida atrás no marcador e conseguir uma reação no terceiro e no quarto set. As parciais foram de 25/21, 25/17, 17/25, 17/25 e 15/12.

Já a Seleção masculina encerrou a competição na quarta colocação, após ser superada pelo Cazaquistão na disputa do bronze, também no domingo. As duas equipes se alternaram na liderança do placar e o jogo também foi decidido no último set. A vitória dos asiáticos veio com parciais de 21/25, 25/20, 25/18, 18/25 e 15/12.

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Angelo Alves Neto, disse estar confiante após a participação das Seleções: “As duas equipes estiveram disputando medalha na competição e é assim que queremos em Paris, nos Jogos Paralímpicos. A prata da equipe feminina e o quarto lugar da equipe masculina mostram que precisamos fazer alguns ajustes para os Jogos Paralímpicos. Ainda temos uma fase de treinamento para continuar trabalhando duro e alcançar nosso objetivo maior, que é conquistar um grande resultado”, afirmou.

Nos Jogos Paralímpicos de Paris, a Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado disputará o Grupo B, no qual também estão Canadá, Ruanda e Eslovênia. A masculina também está no Grupo B no seu naipe, ao lado de Irã, Alemanha e Ucrânia. As disputas na modalidade começam em 29 de agosto.

O Brasil se destaca como o único país a assegurar a presença de suas equipes masculina e feminina na modalidade. A Seleção feminina garantiu sua vaga ao se sagrar campeã mundial em 2022, na Bósnia. Já a equipe masculina é a campeã do torneio continental Zonal Championship, disputado em maio de 2023, no Canadá.

*Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do vôlei sentado.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery