A Seleção Brasileira feminina de goalball encerrou nesta terça-feira, 4, a primeira Fase de Treinamentos da temporada, após atividades intensas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Dez atletas participaram da etapa de preparação. O foco principal do grupo está no Campeonato das Américas, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, na capital paulista, e vale vaga na próxima edição do Mundial da modalidade, marcado para o ano que vem, na China.
Antes do qualificatório do meio do ano, as mulheres terão outro teste importante: viajam para a Suécia, no fim de maio, para disputar a Malmö Cup, tradicional torneio de goalball realizado desde 2000 na Europa. Na temporada passada, o Brasil ficou com o vice-campeonato após perder a final para o Japão.
“Estou saindo daqui hoje muito feliz vendo o crescimento das atletas ao longo da semana. Vejo um grupo muito mais unido e coeso, com o objetivo traçado de buscar a medalha de ouro no Campeonato das Américas”, analisou o técnico da equipe, Alessandro Tosim, que levou o Brasil ao quarto lugar na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Paris, no ano passado.
Uma das atletas participantes desta primeira fase foi a pernambucana Aline Rodrigues, 22, que também integra as categorias de base e foi convocada nesta terça-feira para o primeiro Campo de Treinamento do ano para as jovens, agendado para março, em São Paulo. Ela falou sobre a oportunidade de integrar os dois elencos e o quanto isso a fará crescer como atleta. “São experiências diferentes. Acho que vou levar muitos ensinamentos que eu carrego até para o meu clube e, para mim, é muito gratificante poder aprender tanto na base quanto aqui”, disse a jogadora da Associação Pernambucana de Cegos (Assobecer-PE).
A Seleção Brasileira adulta de goalball voltará a se reunir no fim deste mês, entre os dias 22 e 28, para a 2ª Fase de Treinamentos de 2025.
CLIQUE AQUI para conferir o calendário completo de treinos das Seleções do Brasil no ano.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)