Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de goalball é convocada para competição na Suécia

Dani Longhini em ação durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile | Foto: Douglas Magno/CPB

A Seleção Brasileira feminina de goalball foi convocada nesta segunda-feira, 15, para a Malmö Cup, tradicional torneio da modalidade realizado desde 2000 na Suécia.

Nesta edição, a competição contará com dez equipes, incluindo as oito participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Turquia (atual campeã mundial e bicampeã paralímpica), Coreia do Sul (vice-campeã do mundo), Canadá (campeã das Américas), China (campeã da Ásia/Pacífico), Israel (segunda colocada do Europeu), Japão (segundo colocado dos Jogos Mundiais da IBSA), Brasil (terceiro colocado dos Jogos Mundiais da IBSA) e França (país-sede dos Jogos Paralímpicos). Ainda jogarão Grécia e a Ucrânia.

O Brasil estará representado por seis atletas e cinco membros na comissão técnica. A Malmö Cup será disputada entre os dias 24 e 26 de maio, com transmissão ao vivo NESTE LINK. A tabela da competição ainda não foi divulgada pela organização do evento.

O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Desde 2022, a competição voltou a ser disputada apenas na categoria feminina. Nas duas últimas edições, as brasileiras ficaram com o bronze.

“A competição será uma prévia dos Jogos, com todas as Seleções que estarão em Paris 2024. A nossa ideia é analisar todas as adversárias e realizar uma grande competição. As atletas evoluíram muito nessas fases de treinamento e estão cada vez mais preparadas nos aspectos técnico, tático, físico e mental”, disse o técnico Alessandro Tosim, que assumiu o cargo no início de dezembro após ter se sagrado multicampeão no comando da Seleção masculina durante 13 anos no cargo.

As brasileiras conseguiram uma das oito vagas para os Jogos de Paris via convite da Federação Internacional, em fevereiro, após a vacância do lugar que seria destinado ao continente africano.

Fases de treinamento
Antes do embarque para a Suécia, as jogadoras vão participar de duas Fases de Treinamento praticamente seguidas, de 3 a 8 de maio e, posteriormente, de 15 a 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O grupo em ambas as concentrações será praticamente igual ao que disputará a Malmö Cup, com a inclusão da atleta Amanda Beatriz Saturnino Braz, do Insep-SP, neste primeiro encontro.

Seleção masculina recebe norte-americanos em maio
Na reta final de sua preparação aos Jogos Paralímpicos, a Seleção masculina vai utilizar a próxima Fase de Treinamentos, entre os dias 3 e 13 de maio, também no CT Paralímpico, para um intercâmbio com a Seleção dos EUA. Serão realizados jogos amistosos durante a estadia dos norte-americanos. Este ano, os atletas brasileiros já conquistaram a Nations Cup, em Berlim, na Alemanha.

Confira as atletas convocadas:
Ana Gabriely Brito Assunção
Danielle Vilas Longhini
Geovana Clara Costa de Moura
Jéssica Gomes Vitorino
Kátia Aparecida Ferreira Silva
Moniza Aparecida de Lima

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery