A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou, no último domingo, 1º de junho, o título inédito da Malmö Cup, na Suécia. A equipe venceu o Japão na final por 5 a 2 e encerrou a participação com campanha invicta. O Brasil acumulava dois vice-campeonatos (2019 e 2024) e dois terceiros lugares (2022 e 2023). Com a conquista deste ano, o país sobe ao topo do pódio pela primeira vez no torneio feminino.
O Brasil teve seis vitórias, incluindo a semifinal contra os Estados Unidos, vencida por 9 a 1. Na fase de grupos, a equipe liderou o Grupo B, à frente de Canadá, Finlândia, Alemanha e França. O Japão foi o líder do Grupo A, que também contou com EUA, FIFH Malmö, Ucrânia e Austrália.
A atleta Jéssica foi a artilheira da competição, com 25 gols. “Começar um ciclo com uma medalha de ouro é iniciar com o pé direito a preparação para Los Angeles, que vem desde Paris. Tenho certeza de que viremos muito fortes nas próximas competições”, avaliou.
Victoria Amorim, que retornou à Seleção após não disputar os Jogos de Paris 2024, também celebrou o momento. “Voltei mais madura. Representar a Seleção é uma honra. Esse ouro inédito é uma conquista coletiva, mas também pessoal. Passei por um processo difícil, mas conseguimos juntas esse título”, declarou.
O próximo compromisso da equipe será o Campeonato das Américas, entre 26 de julho e 6 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição será classificatória para o Mundial de 2026, na China, e contará com a presença de 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela.
Resultados do Brasil na Malmö Cup 2025:
Fase de Grupos
Sexta-feira, 30/5
Brasil 10 x 7 Finlândia
Canadá 5 x 8 Brasil
Sábado, 31/5
Brasil 11 x 2 Alemanha
França 3 x 10 Brasil
Semifinal – Domingo, 1/6
Brasil 9 x 1 Estados Unidos
Final – Domingo, 1/6
Japão 2 x 5 Brasil
Patrocínio
A Caixa e Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do goalball.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)