Nesta sexta-feira, 16, a Seleção Brasileira de parabadminton embarca para Basileia, na Suíça, onde irá disputar o Campeonato Mundial da modalidade entre os dias 20 e 25 de agosto. A competição, que se inicia no dia 20 e segue até 25, é a mais importante na classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A equipe brasileira é composta por 8 atletas.
O parabadminton brasileiro só possui uma medalha em Mundial. A atleta Cinthya da Silva Oliveira faturou o bronze na edição de 2015, na Inglaterra. "A nossa expectativa é conquistar mais de uma medalha e superar o número do Mundial de 2015", afirma o coordenador da modalidade na Confederação Brasileira de Badminton, Artur Nogueira.
Entretanto, o Mundial não é a única competição importante da temporada. Logo após, a Seleção irá para Lima, no Peru, para disputar os Jogos Parapan-Americanos. A modalidade será uma das estreantes no programa dos Jogos, juntamente com o parataekwondo e tiro esportivo. As disputas na capital peruana começam no dia 29.
E MAIS
Aos 20 anos, jogador de parabadminton disputará Mundial e os Jogos Parapan-Americanos
Seleção conquista 38 medalhas no Panam Parabadminton Championships 2018
Segundo o coordenador da modalidade, "emendar" uma competição na outra será um grande desafio: "Vai ser bem difícil. Os atletas irão chegar em Lima dois dias antes do início dos jogos, com uma diferença de fuso horário de sete horas. Mas pretendemos superar todos esses obstáculos."
Confira a Seleção convocada para o Mundial:
Abinaécia Maria da Silva
Cintya da Silva Oliveira
Eduardo Regis de Oliveira
Júlio César Godoy
Leonardo Arthur Zuffo
Marcelo Alves Conceição
Rogério Júnior Xavier de Souza
Vitor Gonçalves Tavares
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)