Os jovens da natação que estão participando desta edição do Camping Escolar Paralímpico tiveram um dia de treino especial nesta quarta-feira, 31. Junto com a Seleção Brasileira da modalidade, eles treinaram durante toda a manhã no CT Paralímpico, em São Paulo, em um ritmo mais forte e acelerado do que de costume.
A ideia desse treino em conjunto, de acordo com Leonardo Tomasello, coordenador-técnico da modalidade, é que os participantes do Camping tenham de fato uma experiência de um treinamento de alto rendimento, além de aprenderem diretamente com os atletas da Seleção principal, que são referências para eles.
“Desde o começo, a gente queria que eles se espelhassem nos atletas daqui do CT. Não daria para fazer tudo junto, mas escolhemos este treino para eles ganharem experiência, vivenciando um dia de treino com a Seleção e nadando nas raias com atletas que têm deficiências parecidas.”
Stephany Rodrigues, 18, conta que esse foi um treino muito bom, mas também muito cansativo, já que não estava acostumada com a dinâmica de um treino assim. “Eu nunca tinha feito circuito, então achei um pouco cansativo, mas também interessante nadar com o pessoal da Seleção. Acho que por conciliar natação com musculação é muito mais complicado, principalmente para quem ainda não está acostumado com alto rendimento.”
Para Lucas Oliveira, 17, no entanto, as atividades não foram tão cansativas, mas muito mais técnicas. “O treino hoje foi bem legal, tranquilo, aprendi várias técnicas e estou aprendendo cada dia mais com o projeto”, disse.
Neste mesmo dia, na parte da tarde, os jovens ainda puderam conversar um pouco com Daniel Dias, o maior nadador paralímpico brasileiro. Daniel, com toda sua experiência e vivência como atleta de alto rendimento, compartilhou com os jovens do Camping algumas dicas para se tornarem bons atletas não só dentro das piscinas, mas fora delas também. “Nunca nadem por medalhas, não façam disso um objetivo nas competições. Elas virão como consequência do esforço diário de treino de vocês”, completou.
O Camping Escolar continua até a próxima segunda, 5 de fevereiro.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico (imp@cpb.org.br)