A Seleção Brasileira de futebol de 5 apostou na experiência de atletas como Damião Silva, participante de todas as edições de Jogos Paralímpicos, e no de novatos no grupo, como o caso dos debutantes em eventos internacionais Lucas Caetano, de apenas 17 anos, e Jardiel Soares, 22, brasileiro bateu nesta tarde de quinta-feira em Buenos Aires, a equipe B da seleção Argentina e conquistou o título da Copa Tango de Futebol de 5.
A Seleção Brasileira de futebol de 5 conquistou título da Copa Tango da modalidade, que aconteceu em Buenos Aires, Argentina. A competição terminou nesta quinta-feira, 27, e teve o Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo (CENARD) como palco do evento.
O primeiro jogo foi contra a equipe da Inglaterra, que vem evoluindo constantemente. A partida ficou empatada em 0 a 0 no tempo normal. O segundo duelo foi contra a seleção principal da Argentina, que contava com a presença de atletas titulares. Após os hermanos marcarem o primeiro gol, Gledson, inspirado, assinalou dois para a virada brasileira.
Sem a presença dos grandes nomes da modalidade como Ricardinho, Cássio e Nonato, esse último artilheiro e eleito o melhor da Copa América de 2019, o Brasil sagrou-se campeão em cima da equipe B dos donos da casa. A competição tinha como formato de pontos corridos e os brasileiros levaram a melhor, apesar do placar do último jogo ter ficado zerado, pois o empate favorecia a atual campeã das Américas.
Segundo o técnico Fábio Vasconcelos, o torneio foi muito positivo e serviu para dar mais experiência ao grupo que ingressou na Seleção principal há pouco tempo. "Sempre buscamos fazer uma boa competição para brigarmos pelo título", disse.
A equipe desembarca no aeroporto de Guarulhos na noite desta sexta-feira, 28, e parte dos integrantes viajam novamente na próxima semana para o Intercâmbio que acontecerá em Tono, no Japão, entre os dias 01 e 18 de julho.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)