Jovens promessas da Seleção de base do atletismo se reuniram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o final da manhã desta sexta-feira, 19, em uma semana de treinos na zona sul da capital paulista.
Os atletas, que disputam provas de velocidade, salto, meio-fundo, fundo e arremesso, chegaram ao local na última segunda-feira, 15, e tiveram por cinco dias uma rotina totalmente imersa no alto rendimento. Eles foram submetidos a testes físicos, de coordenação e flexibilidade, bem como acompanharam uma palestra sobre nutrição na última terça-feira, 16.
Os retornos sobre as avaliações feitas pela equipe multidisciplinar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que inclui o departamento de Ciência do Esporte, foram divulgados nos dois últimos dias de atividades no CT.
A iniciativa tem como objetivo manter o nível da modalidade, que é a mais vitoriosa do país em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o Brasil já conquistou 170 medalhas em provas de pista e campo: 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze. Para os Jogos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro, o CPB convocou 70 esportistas e 16 atletas-guia do atletismo.
No último Mundial, realizado em Kobe, Japão, a equipe brasileira retornou com 42 pódios – 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. Tais números deixaram o país na segunda colocação da competição, atrás apenas da China (33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes).
Ainda nesta mesma semana, atletas que representam a Seleção Brasileira paralímpica principal em disputas de salto em distância iniciaram um intercâmbio com o treinador da equipe olímpica, Neilton Moura, também no CT Paralímpico.
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)