Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira masculina de goalball é convocada para torneio na Alemanha

Emerson Ernesto durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 | Foto: Silvio Avila/CPB

Seis atletas foram convocados nesta quinta-feira, 27, para representar a Seleção Brasileira masculina de goalball na Nations Cup, competição que o país conquistou no ano passado e cujo título defenderá entre os dias 4 e 6 de abril, em Berlim, na Alemanha.

O torneio será disputado pela oitava vez e reunirá 16 equipes na chave masculina e dez na feminina – o Brasil só levará os homens porque o time feminino já tem programado a Malmö Cup, na Suécia, no fim de maio.

A equipe que estará na Alemanha conta com apenas dois atletas que conquistaram o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris no ano passado: o brasiliense Leomon Moreno e o paraibano Emerson Ernesto da Silva. Uma das novidades do time será o retorno do carioca Alex Melo, o “Labrador”, que volta a jogar uma competição oficial com a camisa da Seleção após ter passado o ciclo de Paris 2024 ausente do grupo. 

A comissão técnica será formada por Jônatas Castro (técnico), Fábio Brandolin (auxiliar técnico), Paulo Roberto de Souza (fisioterapeuta) e Kelvin Bakos (chefe de delegação). Antes do desembarque na capital alemã, a Seleção passará uma semana treinando em Portugal a convite dos europeus.

Os três primeiros colocados dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Japão, Ucrânia e Brasil) estarão presentes na chave masculina. A China, que perdeu a medalha de bronze para os brasileiros, não vai jogar em Berlim.

A estreia do Brasil será contra Montenegro, no dia 4, às 7h15 (de Brasília). No mesmo dia, às 13h45, será a vez de enfrentar a Alemanha. A última partida na fase classificatória acontece no dia 5, diante da Polônia, às 7h15. Neste mesmo dia, estão agendadas as quartas de final. No dia 6, acontecem semifinais e finais.

Árbitros brasileiros participarão de clínica

Dois árbitros do Brasil estarão na Alemanha durante a Nations Cup participando de uma clínica de arbitragem para buscar subir um degrau na escala internacional. O mato-grossense Joaquim Borges, de 40 anos, e a mineira Larissa Guimarães, de 34, possuem atualmente a certificação de Árbitro Internacional I e tentarão passar para o nível II (são três níveis ao todo).

A participação da dupla é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais (CBDV) visando a qualificação da arbitragem nacional.

Confira a lista de atletas convocados

Alex Melo de Souza – INSTITUTO ATHLON-SP
Denis Henrique de Oliveira – IRM-
Emerson Ernesto da Silva – INSTITUTO ATHLON-SP
Leomon Moreno da Silva – SANTOS-SP
Mizael Castro Souza – CAPITAL/CETEFE-DF
Sharlley Anthony do Nascimento Silva – APACE-PB

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery