A Seleção Brasileira de tiro com arco está em Roma, na Itália, para a disputa da Taça Europeia de tiro com arco paralímpico, que acontece de 27 a 31 de maio.
Antes da competição, a equipe realizou um período de treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A preparação contou com atividades intensas, como sessões de musculação, acompanhamento com fisioterapeutas na piscina e até exames físicos.
Foram convocados dez atletas para a competição, entre eles dois representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o cearense Eugênio Franco e a goiana Jane Karla.
Esta será a primeira competição internacional do ano para Eugênio, classe W1 (atletas com deficiências mais severas). Um dos principais desafios, segundo o atleta, pode ser o clima durante os dias de prova. “O nosso maior desafio deve acontecer se houver mudança no tempo. Chuva, sol, tempo nublado, qualquer alteração influencia muito no tiro”, afirmou o arqueiro.
Medalhista de ouro no individual W1 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, Eugênio tem como meta figurar entre os cinco primeiros colocados em todos os rankings mundiais da modalidade. “A preparação está sendo muito, muito rica, muito interessante. A simulação dos combates, o tempo integral de treinamento, tudo está sendo muito produtiva”, completou.
Confira os atletas convocados para a Taça Europeia:
Recurvo Masculino Open:
- Heriberto Roca;
- Thiago Pinheiro da Silva;
Recurvo Feminino Open: - Fabiola Dergovics
Composto Feminino Open: - Helena Nunes de Moraes ;
- Jane Karla Rodrigues Gögel;
Composto Masculino Open: - Diogo Rodrigues de Sousa Santos ;
- Igor Agani Silva;
- Andrey Muniz de Castro ;
W1 Masculino: - Hélcio Luiz Jaime Gomes Perilo;
- Eugênio Santana Franco
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)