Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de tênis de mesa fecha Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha com dez medalhas

Bruna Alexandre em ação durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio | Foto: Miriam Jeske/CPB

A Seleção Brasileira de tênis de mesa paralímpico conquistou seis medalhas, incluindo uma de ouro, nesta quinta-feira, 14, último dia do Aberto Fa20 da Espanha, em Platja d’Aro, na região da Costa Brava, na Catalunha

Com o resultado, o país encerrou a competição com dez pódios: dois ouros, três pratas e cinco bronzes.

Na Classe XD14-17, Paulo Salmin e Bruna Alexandre foram os grandes campeões e ficaram com a medalha de ouro. A dupla derrotou Ali Makhulbekov e Altynay Yerzhankyzy, do Cazaquistão, nas quartas de final. Depois, eliminaram os húngaros Dezso Bereczki e Zsofia Aroly nas semifinais. Na decisão, venceram outra dupla da Hungria, formada por Andras Csonka e Alexa Szvitacs, que perdeu dos brasileiros por 3 sets a 2 (parciais de 11/8, 4/11, 11/7, 8/11 e 11/4). Paulo e Bruna são os atuais campeões mundiais nas duplas mistas.

Na classe XD7, o Brasil teve duas duplas representadas. Marliane Santos competiu com Jenson van Emburgh (Estados Unidos) e ficou com a prata, enquanto Thais Severo jogou com Boris Travnivek (Eslováquia) e conquistou o bronze. Thais e Boris caíram para Kim Jung-gil e Yoon Jiyu, da Coreia do Sul, nas semifinais, e Marliane e Jenson superaram os também sul-coreanos Kim Young-gun e Lee Mi Gyu. Na decisão, porém, Marliane Santos e Jenson van Emburgh perderam por 3 sets a 0 (11/8, 11/4 e 11/9) e ficaram com o vice.

Na classe WD20, Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos venceram as australianas Lei Li Nae e Melissa Tapper nas semifinais, mas foram superadas por Tian Shiau Wen e Lin Tzu Yu, do Taipei Chinês, na decisão por 3 sets a 2 de virada, após estarem vencendo por 2 a 0. As parciais foram de 9/11, 8/11, 11/6, 12/10 e 11/7.

Já na classe XD20, Danielle Rauen ficou com o bronze junto com Mateo Boheas, da França, após revés na semifinal para Su Jin Sian e Tian Shiau Wen, do Taipei Chinês.

O país já havia conquistado um ouro na véspera, na Classe XD10, com Lucas Arabian e Joyce Oliveira. Em torneio disputado em grupo único, com quatro duplas, os atletas do Brasil venceram as três partidas e terminaram com 100% de aproveitamento.

Além das medalhas em duplas, o Brasil conquistou três medalhas de bronze nas disputas individuais, com Guilherme Costa, Joyce Oliveira e Sophia Kelmer.

Além da competição na Catalunha, a seleção brasileira jogou também, na última semana, o Aberto Paralímpico Fa20 da Itália, em Lignano Sabbiadoro, no nordeste do País. E, no total, o Brasil conquistou 16 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e oito de bronze.

Confira as medalhas obtidas no Aberto da Espanha:
Classe 2: Guilherme Costa (bronze)
Classe 3: Joyce Oliveira (bronze)
Classe 8: Sophia Kelmer (bronze)
Classe XD10: Lucas Arabian e Joyce Oliveira (ouro)
Classe WD5-10: Marliane Santos (prata)
Classe WD20: Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos (prata)
Classe XD14-17: Paulo Salmin e Bruna Alexandre (ouro)
Classe XD7: Marliane Santos (prata)
Classe XD7: Thais Severo (bronze)
Classe XD20: Danielle Rauen (bronze)

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tênis de mesa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Bruna Alexandre e Guilherme Costa são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Bruna Alexandre, Jennyfer Parinos, Joyce Oliveira, Paulo Salmin e Danielle Rauen são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery