A Seleção Brasileira de remo paralímpico garantiu três vagas nas finais nesta sexta-feira, 13, da Copa do Mundo de Varese, na Itália. As disputas serão no double skiff 2x PR2 (possuem uso funcional dos braços e tronco), double skiff 2x PR3 e 4 com timoneiro PR3 (função residual nas pernas).
No 4 com timoneiro PR3, nos 2.000m, os brasileiros garantiram a vaga na final com o segundo lugar no grupo, com o tempo de 7min18s04, atrás apenas do quarteto norte-americano, que fez o tempo de 7min14s86. A equipe formada pelos três participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, os pernambucanos Erik Matheus e Gabriel Mendes, e a naturalizada brasileira Alina Dumas, além da estreante na competição Marcela Teixeira.
A novata, catarinense da classe PR3, sofreu um acidente doméstico em 2019, causando a perda de mobilidade na perna direita, tendo paralisia na perna e parestesia na coxa, além de uma lesão permanente na vértebra toráxica. Essa é a primeira competição internacional da atleta.
Pela classe double skiff 2x PR3 nos 2.000m, a dupla da carioca Diana Barcelos e do paulista Jairo Klug se classificaram na terceira posição da bateria, com o tempo de 7min30s19, ficando atrás dos australianos Lisa Greissl e Sam Stunell, em primeiro lugar com tempo de 7min12s10, e dos alemães Jan Helmich e Hermine Krumbein, que ficaram em segundo lugar com o tempo de 7min28s07.
Já na classe double skiff 2x PR2, a dupla composta pelos cariocas Michel Pessanha e a Gessyca Oliveira classificaram em primeiro lugar, com o tempo de 8min33s25, deixando a dupla mexicana Miguel Ángel e Liliana Gallo com a segunda colocação, com o tempo de 8min44s83.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)