A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) convocou nesta quarta-feira, 4, a Seleção Brasileira de judô para disputar a primeira competição da temporda 2020 da modalidade. O primeiro evento do calendário é o IBSA Judo American Championship, em janeiro, no Canadá. O torneio é considerado o Pan-Americano da modalidade e contará pontos no ranking mundial para a definição dos classificados aos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Ao todo, foram chamados 13 atletas. Dentre eles, 12 participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. Apenas Maria Núbea Lins não compôs a delegação brasileira.
A lista formulada pelos treinadores Alexandre Garcia e Jaime Bragança é bastante parecida com a do Parapan de Lima, realizado em agosto. As diferenças são as ausências de Anderson Wassian e Julio Santos. As novidades em relação à delegação que foi ao Peru são Maria Núbea Lins e Willians Araújo.
Antes de viajar até Montreal, palco do campeonato que será disputado de 9 a 14 de janeiro, os atletas passarão um período concentrados no CT Paralímpico, a partir do dia 2. Vale lembrar que, além do Pan, os atletas terão ainda duas etapas do Grand Prix da IBSA, uma na Inglaterra, em abril, e outra no Azerbaijão, em maio, para pontuarem antes de Tóquio.
Confira a lista de convocados:
Giulia Dos Santos Pereira (- 48 kg): Cesec-SP
Karla Ferreira Cardoso (- 52 kg): CEIBC-RJ
Maria Núbea Lins (- 52 kg): Reação-RJ
Lúcia Araújo Teixeira (- 57 kg): Cesec-SP
Alana Maldonado (- 70 kg): Amei-SP
Meg Emmerich (+ 70 kg): IRM-PR
Rebeca Silva (+ 70 kg): Apadv-SP
Thiego Marques (- 60 kg): Aepa-PA
Luan Pimentel (- 73 kg): Ismac-MS
Harlley Arruda (- 81 kg): Cesec-SP
Arthur Cavalcante (- 90 kg): Adevirn-RN
Antônio Tenório (- 100 kg): Cesec-SP
Willians Araújo (+ 100 kg) CEIBC-RJ
Comissão técnica
Alexandre Garcia: técnico
Jaime Bragança: técnico
Kelvin Bakos: chefe de delegação
Alan Douglas Pereira: fisioterapeuta
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)