A Seleção Brasileira de judô contará com 15 atletas na disputa do Campeonato Mundial IBSA da modalidade que acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na cidade de Odivelas, Portugal. Este é o quinto e mais importante desafio do Brasil no ano.
Das 13 categorias (sete masculinas e seis femininas), o Brasil será representado em 12 – apenas a divisão até 52kg não terá uma judoca brasileira. Por outro lado, em três delas serão dois brasileiros na disputa.
O Brasil obteve bons resultados ao longo desta temporada até o momento. Ao todo, 22 medalhas foram conquistadas, sendo dez de ouro, sete de prata e cinco de bronze, destaque para Lúcia Araújo, que contribuiu com um pódio em cada evento.
Além da paulista, outros quatro judocas vão chegar com boas credenciais para o Mundial. Antônio Tenório, Alana Maldonado e Rebeca Silva lideram o ranking em suas respectivas categorias, e Wilians Araújo, que já esteve no posto de primeiro colocado, agora aparece em segundo.
O Campeonato Mundial vale pontos para o ranking mundial que garantirá vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Portanto, o atleta que obtiver um bom resultado ficará mais perto da vaga na edição do evento mais importante do paradesporto.
Confira abaixo a lista completa dos atletas convocados
Os atletas Alana Maldonado, Antonio Tenório e Lucia Araújo são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
*Com informações da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)