A Seleção Brasileira de judô paralímpico está reunida em São Paulo para a segunda fase de treinamentos, que ocorre entre os dias 8 e 14 de junho, na Associação Moacyr de Judô. Foram convocados 26 atletas para o período de atividades.
Entre os destaques desta fase está a judoca Wiliany Vitória, 16, cearense e aluna da Escola Paralímpica de Esportes. Esta é sua primeira convocação para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira.
“Ter sido convocada para uma semana de treinamento com a Seleção Brasileira foi uma conquista grandiosa e, confesso, me pegou de surpresa. Eu acho que é um privilégio maravilhoso e não tenho palavras para agradecer e explicar a experiência enriquecedora que está sendo treinar, aprender e interagir de perto, compartilhando momentos incríveis com atletas que fazem história mundialmente”, disse Wiliany.
A Escola Paralímpica de Esportes é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que promove a iniciação esportiva de crianças e adolescentes com deficiência física, visual e intelectual, com idades entre 7 e 17 anos. O projeto oferece 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.
Além dela, 20 dos judocas que integraram a delegação campeã do torneio individual no Mundial de Astana, no Cazaquistão, participam desta fase de treinamentos. Na ocasião, o Brasil teve sua melhor participação na história da competição, conquistando cinco ouros, cinco pratas e um bronze no individual, além de duas medalhas por equipes: prata no masculino e bronze no feminino.
Foram campeões mundiais as paulistas Alana Maldonado e Rebeca Silva, a carioca Brenda Freitas, a potiguar Rosi Andrade e o paraibano Wilians Araújo. Já Arthur Silva, Danilo Silva, Larissa Silva, Meg Emmerich e Millena Freitas ficaram com a prata, enquanto Felipe Amorim garantiu o bronze.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do judô.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)