A Seleção Brasileira de jovens de natação iniciou o ano de 2026 com novidades no elenco, que é formado por nadadores de até 20 anos. O grupo está reunido no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo, desde o último domingo, 1º de fevereiro, e continuará concentrado até o próximo sábado, 7, para a primeira semana de treinamento do ano.
Durante o período no CT, os atletas participam de treinos na piscina e na academia, realizam testes físicos e assistem a palestras com profissionais da equipe multidisciplinar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em áreas como Biomecânica, Nutrição e Psicologia.
Entre os estreantes do grupo está o paulista Luiz Fernando Rodrigues, 14, vencedor do Campeonato Brasileiro de Jovens na classe SB4 (limitações físico-motoras). Atleta da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, ele começou a nadar há sete anos, por recomendação médica. Já a primeira participação em competições foi em 2022.
“Eu amo este esporte. Com o tempo eu fui gostando cada vez mais do lado competitivo. Em 2025, tive um ano perfeito e com isso cheguei aqui. Agora quero evoluir, cada vez aprender mais e buscar um dia estar nos Jogos Paralímpicos ou em um Mundial. Este é meu objetivo”, disse o nadador, que contou ter assistido de casa aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e ao Mundial de Natação de 2025.
O jovem, que tem agenesia sacral, má-formação da parte inferior da coluna, revelou que é fã do campeão paralímpico Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, de quem já recebeu apoio. O primeiro contato entre eles aconteceu em 2025, durante uma semana de treinamento no CT para atletas de classes baixas (aqueles com maiores limitações físico-motoras). “Nós ficamos amigos, trocamos muita ideia. Falamos muito sobre natação, ele me incentivou bastante”, contou.
A também paulista Mariane Ribeiro, 19, disse que esperava muito conquistar a vaga na Seleção: “Era uma coisa que eu queria há bastante tempo. Fiquei muito feliz e ansiosa para viver as atividades aqui. Agora nem consigo dizer o que mais gosto, se é das palestras, dos treinos ou da estrutura que temos. Foi tudo perfeitamente montado para nós”, disse a nadadora, que tem como principal prova os 50m peito SB2 (comprometimento físico-motor).
Mariane atribui sua evolução recente à mudança de cidade que fez no último ano. Nascida em Santos, no litoral paulista, ela passou a morar em Botucatu para poder treinar na equipe Nauru e se dedicar mais ao esporte de alto rendimento.
“Eu decidi me mudar sozinha e morar longe da família por uma boa causa, e foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Eu treino bastante, e ver que estou perto de grandes atletas dá uma sensação muito nova”, contou.
Mariane tem má-formação congênita em braços e pernas e começou a nadar aos 10 anos, no Instituto Neymar. “Pratiquei todos os esportes, mas a natação foi a atividade que trouxe mais ganhos para meu corpo”, lembrou
Seleção de jovens
Esta é a primeira semana de treinamento da Seleção de jovens sob o comando dos treinadores Diego Ferreira e Isabella Gomes.
A equipe é formada pelos 24 atletas – 12 homens e 12 mulheres – que obtiveram as melhores marcas durante o ano de 2025, somados a outros quatro nadadores convidados para observação. Além deles, 12 treinadores dos nadadores convocados estão no CT Paralímpico para apoiar as atividades e trocar experiências.
Segundo Diego, a equipe tem nadadores com potencial para participar de competições internacionais ao longo do ano, sendo um dos objetivos realizar uma primeira Classificação Esportiva Paralímpica de abrangência internacional. Além disso, a comissão técnica estuda levar a equipe sub-20 para um evento em 2026, ainda a ser definido.
“Estamos muito felizes por termos uma Seleção que já chega forte e renovada neste ano. O sarrafo subiu. As marcas que serviram para chegar ao grupo no ano passado não foram suficientes para garantir uma vaga neste ano”, afirmou o treinador.
Confira a lista de atletas convocados:
Aldrey Mykaella Lemes De Oliveira
Ana Julia De Barros Roso
Arthur Antoniassi Souza
Arthur Teotonio De Oliveira
Bárbara Britto Cruz
Brian Henrique Ferreira Cavalcanti
Camila Emanuelly Teixeira Dias
Cauã Felizardo Vieira
Douglas Pierry Damasceno Da Silva
Emanuella Araujo Cafaro
Emily De Souza Gomes
Enzo Rafael Martins
Felipe Braga Pereira
Geovanna Amaduci Lopes Da Silva
Jade Villas Bôas Herdy
José Gustavo Ribeiro De Oliveira
Julia Dare Andrade
Kauã Oliveira Mansano Assencio
Laura Sanches Silva Ghelere
Lucas José Macarin Brandi
Luciano Canavez Neto
Luiz Fernando Antonio Rodrigues
Maria Clara De Souza Andrade
Mariane Silva Ribeiro
Nicolas Fonseca Coelho
Nicolas Silvestre França
Valentina Lopes Ferreira
Vitória Crystina Abranges
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












