A Seleção Brasileira de jovens de bocha conquistou nove medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e uma de bronze, no Cali 2024 World Boccia Challenger, que terminou no último domingo, 13. O campeonato do calendário anual da WorldBoccia (Federação Internacional da modalidade) conta pontos para o ranking mundial.
Na classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), no feminino, a catarinense Beatriz Chagas conquistou o ouro contra a colombiana Luz Genes ao vencer duas vezes a adversária. Já no masculino, o estreante pernambucano Hemerson Silva conquistou o ouro com quatro vitórias, deixando o peruano Roly Castro com a prata e o brasiliense Igor Baroboskin com o bronze, com duas vitórias cada.
Pela classe BC3, o estreante paulista Jonhatan Paulo conquistou a prata, com três vitórias, só perdendo para o colombiano Cristian Lopez, que conquistou a medalha de ouro no grupo.
Na classe BC4 (com deficiências severas, mas que não recebem assistência), no feminino, a estreante paraense Joice Lira terminou o campeonato com três vitórias e uma derrota, empatada com a chilena, Alfonsina Urrejola. Pelos critérios de desempate, a brasileira foi a campeã. No masculino, o potiguar José António Santos obteve o ouro contra o colombiano Duban Cely por 4 a 2.
Já nas duplas, o Brasil conquistou ouro em todas as classes. Na BC3 (que usam instrumento auxiliar “calha”), conquistaram duas vitórias e um empate, deixando os Estados Unidos com a prata e Canadá com o bronze. Na BC4, conseguiram duas vitórias e sofreram uma derrota contra a Colômbia, finalizando em primeiro lugar e na frente de Chile (prata) e Peru (bronze).
E por equipes BC1/2, o Brasil alcançou o lugar mais alto do pódio após três vitórias. Canadá levou a prata e Colômbia, o bronze.
O campeonato que serve de preparação para os jovens antecede o Mundial de Jovens de 2025, que será realizado em Curitiba (PR).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)