Vinte e cinco atletas brasileiros e duas pilotos embarcaram para a Europa com o objetivo de participar de três competições internacionais. Dos dias 20 a 23 de abril, a equipe nacional disputará a etapa da Itália da Copa do Mundo de Estrada, em Maniago. A seguir, os atletas vão se dirigir a Bruxelas, na Bélgica, para correr a International Paracycling Classics Rond no dia 30 de abril. Por fim, os brasileiros participarão da etapa da Bélgica da Copa do Mundo, na cidade de Ostend, de 1º a 7 de maio.
A delegação brasileira de ciclismo será composta por dez mulheres e 15 homens, além das duas piloto (veja a lista abaixo). Todos disputarão as três provas internacionais.
Entre os participantes, estão o paulista Lauro Chaman, representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze na prova Omnium do Mundial de Ciclismo de 2022, disputado na França, e a também paulista Sabrina Custódia, prata na prova 500m contrarrelógio na mesma competição.
O Brasil já conquistou duas vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, uma masculina e outra feminina, a partir do Ranking Internacional de nações. As vagas não são nominais e podem ser utilizadas para competir tanto nas provas de estrada como também nas de pista.
No próximo ano, a União Ciclística Internacional (UCI) encerra a segunda fase do processo de qualificação para Paris 2024, realizada a partir do ranking paralímpico 2023/2024.
A etapa da Itália e da Bélgica serão as próximas competições a dar pontos para o ranking. Os demais eventos que contarão para a qualificação de atletas serão: Copas do Mundo de Estrada 2023 (USA); Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista e de Estrada 2023 (Glasgow, GBR); Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada 2023 (Glasgow, GBR); Copas do Mundo de Estrada 2024 (etapas a definir); e Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2024 (Rio de Janeiro, BRA).
Como as competições da Europa foram marcadas com datas próximas, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) optou por realizar uma única viagem, evitando o desgaste dos atletas e reduzindo os custos. Os atletas seguirão em treinamento logo após o primeiro evento, a etapa da Copa do Mundo da Itália.
Confira a lista de atletas e pilotos convocados para as três competições:
1. Jady Martins Malavazzi Classe H3
2. Mariana Garcia Classe H3
3. Gilmara Sol do Rosário Classe H2
4. Sabrina Custódia da Silva Classe C2
5. Victória Maria de Camargo e Barbos Classe C2
6. Amanda Antunes de Paiva Classe C4
7. Ana Raquel Montenegro Batista Lins Classe C5
8. Telma Aparecida Alves Bueno Classe C5
9. Gilce Cristina Duarte de Oliveira Cortês Classe B
10. Gabriela da Costa Piloto
11. Bianca Canovas Garcia Classe B
12. Nicolle Wendy Borges Piloto
13. Lauro César Moro Chaman Classe C5
14. André Luiz Grizante Classe C4
15. André Luiz Macedo Classe C5
16. Victor Luise de Oliveira Herling Classe C2
17. José Ednei de Braz Sales Classe C2
18. Carlos Alberto Gomes Soares Classe C1
19. Marcos Roberto Ribeiro Classe C1
20. Ronan da Motta Fonseca Classe H5
21. Antonio Marcos de Moura Classe H5
22. Ulisses Leal Freiras Classe H4
23. Rayr Barreto da Cruz Classe H4
24. Mauricio Soares Dourado Classe H3
25. Dave Raposo Lemos Classe H2
26. Marcos Antônio Ferreira de Melo Junior Classe H2
27. Adriano Matunaga Nascimento Classe T2
* Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)