A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) convocou os atletas que irão representar a Seleção Brasileira de bocha paralímpica na Copa do Mundo da modalidade, de 29 de maio a 7 de junho. As disputas ocorrerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Brasil será representado em todas as classes, com três atletas na BC1, dois na BC2, três na BC3, e três na BC4, totalizando 11 jogadores entre homens e mulheres.
O Boletim Oficial com a convocação pode ser visualizado neste link.
Entre os atletas que participarão da competição estão a pernambucana Andreza Vitória, campeã mundial de 2022 na classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar), e os paulistas Maciel Santos, medalhista de ouro dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 na classe BC2 (que não tem opção de assistência) e Evelyn Oliveira, ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 na disputa de pares da classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa).
Antes, os atletas estarão concentrados no CT para a quarta fase de treinamento da modalidade em 2024, que começou nesta quarta-feira, 22, e irá até 28 de maio.
*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
A Semana de Treinamentos da bocha paralímpica conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Andreza Vitória é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Evelyn Oliveira e Maciel Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)