Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de atletismo embarca para Mundial de Nova Déli neste fim de semana

Malas de viagens com logotipo do CPB e escrito Brasil enfileiradas para embarque | Foto: Ale Cabral / CPB

A Seleção Brasileira de atletismo, formada por 50 atletas e nove atletas-guia, viaja na madrugada deste domingo, 21, para Nova Déli, na Índia, onde disputará o seu 12º Mundial da modalidade, de 26 de setembro a 5 de outubro.

A competição na capital indiana será o primeiro Mundial de atletismo após a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, a modalidade rendeu 36 pódios ao país, sendo 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes. As provas serão realizadas no estádio Jawaharlal Nehru.

Os atletas do Brasil estão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde realizaram os últimos treinos antes do embarque. A delegação brasileira partirá em dois voos do aeroporto internacional de Guarulhos (SP), sendo que cada viagem terá uma escala diferente: o primeiro será via Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, enquanto o segundo pousará primeiro em Doha, no Catar. A chegada na Índia está prevista para a manhã de segunda-feira, 22.

“Como são voos longos de 14 horas, a preparação tem de começar dias antes do embarque. Orientamos os atletas a tentarem adiantar o horário do sono de 2h a 3h ainda aqui no Brasil nestes últimos cinco dias. Já durante o voo, a nossa maior preocupação é em relação à hidratação e alimentação. O ideal também é eles tentarem dormir ao máximo durante as duas viagens. Depois, há a questão da movimentação nas escalas”, explicou Thiago Lourenço, coordenador de Ciências do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Na Índia, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu em Kobe 2024 no ano passado, quando o país contou com 46 esportistas e 10 atletas-guia. O recorde nacional de participação na história da competição aconteceu em Paris 2023, quando foram convocados 54 atletas e 11 atletas-guia representantes.

No Japão, a Seleção Brasileira terminou na segunda posição do quadro geral de medalhas, somente atrás da China. Foram 42 pódios no total, sendo 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. Esta foi a campanha mais dourada do país na história dos mundiais. Já no Mundial de Paris 2023 o Brasil teve seu melhor desempenho em total de pódios na história, com 47 medalhas ao todo, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes. Na ocasião, o país contou com sua maior delegação da história, com 54 atletas e 11 atletas-guia.

Ao todo, o Brasil já conquistou 304 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 107 ouros, 90 pratas e 107 bronzes.

Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Se conecte com a gente!

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo