Neste domingo, 8, o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPE-USP), em São Paulo, recebe a segunda etapa da Copa Brasil de canoagem. A competição conta com 35 atletas inscritos, com destaque para Luis Carlos Cardoso, da classe KL1 e VL2, medalhista de prata na 1ª Copa do Mundo da modalidade, na Hungria, no mês de maio.
Após dois anos, São Paulo volta a receber um evento da canoagem, estado com relevância para a modalidade. Nesta competição, os atletas poderão conquistar pontos para o ranking nacional e pleitearem vagas em disputas internacionais ao atingirem os índices estabelecidos pela coordenação técnica.
“Essa competição é importante para dar ritmo de competição aos atletas, para a coordenação conseguir ver o rendimento desses canoístas. No início do ano estabelecemos índices para competições internacionais e os atletas terão a oportunidade de conquistá-los nesta etapa para eventos desta temporada, como o Mundial e o Pan-Americano”, disse Leonardo Maiola, coordenador da modalidade da Confederação Brasileira de canoagem (CBCa).
Internacionalmente, o calendário da modalidade reserva para o mês de agosto, de 22 a 26, o Campeonato Mundial, em Montemor-o-velho, Portugal. Em setembro, no Canadá, a Seleção Brasileira disputará o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem. O campeonato brasileiro acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba, Paraná.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)